Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

30/11/2018

Exposição 70 anos dos Direitos Humanos está em cartaz na Biblioteca de Manguinhos

Pessoas na exposição

Por: André Bezerra (Icict/Fiocruz)

Horizontes, paisagens, personagens e cenas cotidianas de pessoas em busca de dignidade e saúde são algumas das imagens presentes na Mostra Fotográfica 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aberta ao público entre os dias 28/11 e 13/12, no saguão da Biblioteca de Manguinhos. Concebida para celebrar o aniversário da Declaração Universal, a exposição finaliza um ciclo de quase um ano de diálogos, seminários e ações voltadas à reflexão sobre os direitos humanos, envolvendo diversas áreas de atuação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Participam da mostra 15 fotógrafos, selecionados por meio de chamada aberta a toda a comunidade Fiocruz. Foram recebidas mais de 100 imagens, sendo 20 selecionadas por uma comissão julgadora, composta por profissionais de fotografia, comunicação e saúde. Fizeram parte da comissão Felipe Rangel S. Machado, Jofre Silva, Kita Pedroza, Leonidio Santos e Raquel Portugal.

As fotos estão exibidas em painéis eletrônicos, acompanhadas de uma seção de depoimentos em vídeo, produzidos pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Essa parte da exposição traz entrevistas com cientistas, comunicadores e autoridades internacionais, como o sociológo português Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra, e a Comissária de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), Michele Bachelet.

Também fazem parte da exposição instalações cenográficas que convidam os visitantes a aprofundarem seu olhar sobre o tema dos direitos humanos. A cenografia contou com a participação da Fiocruz Brasília e da TV Pinel, com uma parte de seu acervo.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Promulgada pela ONU em 10 dezembro de 1948, a carta inclui artigos que traduzem ideais e valores em defesa da vida humana, destacando a liberdade, a autonomia, a justiça e a dignidade de todas as pessoas, sendo adotada por todos os países membros. Conforme o documento, os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

A abertura do evento teve seminário do Centro de Estudos do Icict, com o conferencia de Paulo Vannuchi, ex-ministro dos Direitos Humanos e presidente da rede TVT e da Rádio Brasil Atual. O Icict preparou um site especial com toda a cobertura dos eventos, programa completo da mostra e matérias especiais sobre os direitos humanos e temas relacionados. 

Serviço

Mostra Fotográfica
Visitação
: 28/11 a 13/12
Horário: 9h às 16h30
Local: Biblioteca de Manguinhos - Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro

Autores participantes
Alexandre da Silva Antunes
Áureo Almeida de Oliveira
Breno Crispino Lima
Catarina Macedo Lopes
Cristian Rodrigues
Flávio Carvalho
Joelson Conceição Souza
Luiza Gomes Henriques
Nathália Gontijo Cançado Araújo
Peter Ilicciev
Rodrigo Murtinho
Rogério Lannes Rocha
Sara Gehren Moreira de Almeida
Sergio Benicio de Melo
Sérgio Eduardo de Oliveira

Depoimentos em Vídeo
Ailton Krenak
Arthur Chioro
Boaventura de Sousa Santos
Denize Ribeiro
Inara Tavares
Izabel Loureiro Maior
Joseane Costa
Mariana de Salles Oliveira
Marina Pita
Michele Bachelet
Nayara
Nísia Trindade Lima
Paulette Cavalcanti
Ricardo Rodrigues Teixeira
Rita Barata
Sonia Fleury
Claudia Werneck
Cristiana Cordeiro
Marcos Besserman
Maria Helena Barros
Siro Darlan

Voltar ao topoVoltar