Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ex-ministro da Defesa da Colômbia participa de encontro


25/10/2009

Compartilhar:

Ex-ministro da Defesa da Colômbia participa de encontro

A segunda reunião da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD) ocorreu nesta sexta-feira (23/10), das 9h às 18h, na Fiocruz, e contou com participação especial do ex-ministro da Defesa da Colômbia e candidato à Presidência de seu país Rafael Pardo. Ele foi o coordenador do plano de segurança nacional colombiano, que culminou na queda do Cartel de Medellín. Os outros convidados estrangeiros da reunião foram Jack Cole, ex-chefe de polícia de Nova Jersey, que é membro fundador e diretor-executivo da Law Enforcement Against Prohibition (Leap), e Tom Lloyd, ex-chefe de polícia do Reino Unido e coordenador do projeto Law Enforcement, do Internacional Drug Policy Consortium (IDPC). Os palestrantes brasileiros foram a advogada Luciana Boiteux, professora da Faculdade de Direito da UFRJ e coordenadora da pesquisa Tráfico de drogas e Constituição, e o delegado e diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal Roberto Trocon Filho.

Na primeira reunião da CBDD, em agosto deste ano, um dos consensos entre os membros foi o impacto particularmente agudo, no caso brasileiro, das reflexões entre o mercado ilegal de drogas e a violência urbana. Diante disto, os temas para reflexão e discussão no segundo encontro serão o crime organizado, a segurança pública e as drogas e a violência urbana.

O presidente da CBDD é Paulo Gadelha, também presidente da Fiocruz. O Viva Rio cumpre a função de secretariado, por meio de seu diretor-executivo, Rubem Cesar Fernandes, e também da produção de eventos, conteúdo para o site da CBDD e da edição dos resultados que venham a ser produzidos. O site da Comissão entrará no ar neste dia 23. A CBDD está ainda no Twitter: @drogademocracia.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar