Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento sobre alimentação orgânica e agroecológica será realizado nos dias 20 e 21/5


19/05/2022

Luiz Pistone e Thaís Ferreira (Fórum Itaboraí/Fiocruz)

Compartilhar:

Nos dias 20 e 21 de maio, o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde abre suas portas para as atividades presenciais e gratuitas da Semana do Alimento Orgânico - Orgânico ou Agroecológico?. A iniciativa integra um movimento nacional, que acontece todo ano na última semana de maio, motivada pela Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo é oferecer informações sobre produtos orgânicos, onde encontrá-los e como são produzidos, além de divulgar e discutir com a população os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos. Durante os dois dias de evento acontecerão rodas de conversa, oficinas de compostagem e de horta suspensa, plantio de hortaliças, visita às caixas de abelhas sem ferrão e feira para exposição e venda de alimentos agroecológicos e artesanatos, oriundos de produtores e agricultores agroecológicos do quilombo da Boa Esperança (de Areal), Rede Bonfim Mais Verde, Brejal, Rocio e Secretário.

No Fórum Itaboraí, a iniciativa é liderada pela equipe do Programa de Biodiversidade, Agroecologia e Saúde da instituição, que agregou ao título do evento a pergunta: “Orgânico ou Agroecológico?”, com o objetivo de propor reflexão e discussão mais amplas sobre sistemas de plantio e relações humanas e ambientais na agricultura urbana. Segundo Lilia Gomes, farmacêutica e membro da equipe do Fórum, a proposta é que os saberes circulem durante o evento, não apenas com as atividades programadas, mas que possam estar também nas conversas entre visitantes e expositores. “Por isso organizamos a feira. No nosso entendimento, feira não é apenas um espaço comercial, de compra e venda, mas, sobretudo, de trocas, de curiosidades, de compartilhamento de experiências, dicas, dúvidas e até de compartilhamento de receitas!”, destaca Lilia. 

Além da programação da Semana do Alimento Orgânico, quem estiver no Fórum Itaboraí poderá aproveitar e visitar a exposição Reflorescer Petrópolis - responsabilidade ambiental é um dever de todos, co-criada por lideranças comunitárias petropolitanas que participaram do Fala Tu - curso de formação em comunicação comunitária, promovido pelo Fórum Itaboraí, em parceria com a instituição carioca Observatório de Favelas. Confira mais informações sobre a programação.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar