Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento promove a integração entre Fiocruz e Senai Cimatec


17/11/2023

Erika Blaudt (Escola Corporativa)

Compartilhar:

O IX Simpósio Internacional de Inovação e Tecnologia (SIINTEC) "Engenharia e o Futuro da Indústria”, realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, nas instalações do Senai Cimatec, em Salvador (Bahia), que contou com a participação dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Industrial (PPGTEC) do Centro Universitário SENAI CIMATEC, desenvolvido em parceria com a Escola Corporativa Fiocruz, foi uma oportunidade para a realização conjunta do Workshop de Integração Fiocruz – Senai Cimatec

Ambos os eventos estiveram voltados às trocas de informações, aprendizados e cases entre profissionais, empresas, indústrias e estudantes de diversas áreas do conhecimento para aprimorar e divulgar o desenvolvimento científico e tecnológico do país. No entanto, a proposta da integração entre as instituições Fiocruz e Senai Cimatec foi novidade neste ano, focada no relacionamento entre as organizações.  
 
O workshop teve início com apresentações institucionais tanto do Senai Cimatec quanto da Diretoria Executiva da Fiocruz e da Escola Corporativa Fiocruz voltadas ao alinhamento de iniciativas, projetos e parcerias em comum entre as instituições. Houve também a divulgação de resultados e perspectivas do curso de doutorado do PPGTEC com a participação dos discentes, que interagiram e fizeram considerações relevantes. É importante destacar que esta iniciativa foi construída em colaboração com a representação de discentes e coordenação do curso de doutorado e Escola Corporativa Fiocruz.  

Na ocasião, o reitor do Senai Cimatec, Leone Andrade, explanou sobre a organização e destacou a importância dos processos de gestão para a promoção de inovações, e a diretora executiva adjunta da Fiocruz, Priscila Ferraz, destacou e reconheceu os resultados advindos com a parceria bem como a perspectiva de novos projetos entre as duas instituições, Senai Cimatec e Fiocruz, para serem desenvolvidos de modo conjunto. 

Na sequência, aconteceu a cerimônia de entrega de diplomas - destaque no evento do dia 24 -, com a homenagem aos discentes concluintes do curso de doutorado PPGTEC Marivaldo de Sousa Gonçalves e Ângela Maria Andrade Scavuzzi, servidores lotados na Fiocruz/BA.  

No período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao campus do Senai Cimatec, conhecendo seus laboratórios de inovação. E à noite, uma atividade cultural enriqueceu a experiência dos participantes com uma visita ao Centro Histórico, no Pelourinho. 

No dia seguinte, 25 de outubro de 2023, o foco se voltou para o SIINTEC 2023, com sua programação normal que incluiu o credenciamento e a palestra de abertura do evento. Durante a tarde, os participantes visitaram o Instituto Gonçalo Moniz - Fiocruz/BA, onde a diretora do Instituto, Dra. Marilda de Souza Gonçalves, fez questão de ouvir cada um dos discentes sobre seu processo de trabalho e expectativas em relação ao doutorado. Em seguida fez uma breve explanação sobre a relevância dessa formação para os profissionais da gestão, ressaltando a diferença que gestores doutores vem fazendo na gestão da unidade e, que monitora e incentiva o desenvolvimento de cada um. Ao finalizar, se comprometeu a conversar com o presidente da Fiocruz, Dr. Mário Moreira, para levar os depoimentos dos discentes à presidência, e mostrar que essa formação tem gerado melhores entregas para o instituto. 

Já no dia 26 de outubro, o Workshop Health and Biotechnology, uma colaboração entre Fiocruz e Senai-Cimatec para o IX SIINTEC, ofereceu palestras de alto nível. Beatriz Fialho, da Bio-Manguinhos - Fiocruz/Rio de Janeiro, ministrou a palestra Management Challenges in Science, Technology and Innovation Institutions in Health. Em seguida, uma mesa redonda discutiu os desafios para inovação e tecnologia no Complexo Econômico-Industrial da Saúde, com a participação do gerente de Relações Institucionais e Parcerias Estratégicas da Bionovis – São Paulo, Edilson Uiechi, da diretora do Departamento de Bioindústria e Insumos Estratégicos da Saúde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Cleila Guimaraes Pimenta Bosio, e do secretário executivo do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz Antônio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz), Marco Nascimento. 

Por fim, no dia 27 de outubro, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Cimatec Park, um grande complexo tecnológico e industrial em uma área de 4 milhões de metros quadrados situados no centro industrial de Camaçari, com laboratórios avançados, pela manhã, e participar de uma roda de conversa com o diretor executivo da Fiocruz, Juliano Lima, e a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), Andréa da Luz. Na oportunidade, o diretor destacou a felicidade em participar do evento e observar o grande número de gestores que vêm se desenvolvendo ao longo do tempo por meio das iniciativas de formação da Escola Corporativa. Ele discorreu sobre as características de um processo de formação em nível de doutorado, compartilhando sua experiência pessoal neste processo e destacou ainda o diferencial da Fiocruz em relação ao investimento e apoio a essas ações de formação. 

Juliano e Andrea observaram que a parceria com o Senai Cimatec pode ir além da iniciativa, ora em curso, expandindo para novas áreas como a inovação em saúde. Eles ressaltaram a potência do Cimatec, de seus modelos de negócio e metodologias e, por fim, fizeram um agradecimento especial à coordenadora da Escola Corporativa, Carla Kaufmann, pelo relevante trabalho que vem desempenhando ao longo de sua trajetória. 

Trabalhos premiados no IX SIINTEC 

A cerimônia de encerramento do SIINTEC 2023 aconteceu à noite, com destaque para a premiação dos trabalhos dos discentes da Fiocruz e seus orientadores. O evento premiou trabalhos de alta qualidade, reconhecendo o esforço e a dedicação dos participantes, selecionando o melhor trabalho de cada sessão técnica oral e o melhor poster. No total, seis trabalhos foram contemplados, sendo cinco na modalidade oral e um na modalidade pôster. Dentre os cinco trabalhos na modalidade oral, quatro tiveram como autores os servidores da Fiocruz que cursam o doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial. Confira abaixo a listagem dos trabalhos, os autores e as respectivas áreas/sessões técnicas.

 

Confira alguns momentos do evento na nossa Galeria de Imagens.

Voltar ao topoVoltar