Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ética na pesquisa é tema do Centro de Estudos do Icict (25/8)


24/08/2023

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Os diversos conceitos e entendimentos sobre ética são tema da próxima edição do Centro de Estudos do Icict, dia 25/8 (sexta-feira). Desta vez o encontro acontecerá em horário especial, às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora.  

Com o tema Um olhar sobre a integridade em pesquisas nas ciências humanas e sociais, a sessão vai mostrar que por trás dos variados conceitos de ética, é comum surgir uma tentativa de impor um único sistema de valores, gerando formas de preconceito e discriminação. É preciso refletir sobre uma ética que olhe para todos os seres vivos forma igual e justa. A conversa também vai abordar os sistemas de avaliação a que se submetem os pesquisadores e o conceito de ciência aberta. Participam dessa edição do Centro de Estudos os pesquisadores Sergio Tavares de Almeida Rego (Ensp/Fiocruz) e Márcio Sacramento de Oliveira (Icict/Fiocruz).  

Mesmo reconhecendo que existem diversas concepções diferentes entre si ao longo da história, geralmente a ética é vista como um domínio da filosofia, que investiga a conduta humana e os respectivos princípios de uma vida reta e justa. Mas por trás das “boas intenções” dos defensores da(s) ética(s) costuma ocorrer sempre uma tentativa de impor um sistema de valores particular a todas as pessoas, como se aquele fosse neutro e universal, o que gera, consequentemente, formas “imorais” de dominação, opressão e repressão de grupos vulneráveis, subalternos e periféricos. A fim de vislumbrarmos saídas para esse dilema, no contexto das pesquisas nos campos das ciências humanas e sociais, faremos um convite à reflexão de uma ética que seja assumidamente uma cosmopolítica, no sentido de vir a propor um novo habitat social em que todos as pessoas e todos os seres vivos sejam considerados de modo igual e justo.  

Em consonância, a integridade da pesquisa é o código de ética do pesquisador, ética da ciência e os sistemas de avaliação e de responsabilização. A comensurabilidade dos códigos de avaliação e responsabilização. Ciência cidadã, ciência aberta. A internacionalização da ciência. Informação e formas sociais de construção de evidências. São temas a serem abortados. 

Esse debate se coloca sobretudo pelo fato de que diversos projetos de pesquisadores da Fiocruz pertencem aos campos das ciências humanas e sociais e pelo fato de que se trata de um tema controverso, pois há lideranças importantes desses campos que são críticas à forma com que as pesquisas são avaliadas no sistema CEP/Conep. 

Sobre os participantes  

Sergio Tavares de Almeida Rego (Ensp/Fiocruz) 
Médico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (1982) e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). É pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e docente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva na Fiocruz. Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar sobre Emergências em Saúde Pública/Centro de Estudos Estratégicos/Fiocruz. É pesquisador do CNPq.   

Márcio Sacramento de Oliveira (Icict/Fiocruz) 
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio - Unigranrio (2000) e doutor em Saúde Pública e Meio Ambientes pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (2011). Atualmente, desempenha suas atividades como Pesquisador e Chefe no Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). É Docente no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict) e no Mestrado em Educação Profissional em Saúde (PPGEPS) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (CEP EPSJV) e da Comissão de Epidemiologia da Abrasco. 

O Centro de Estudos do Icict promove seminários online mensais com o objetivo de promover a divulgação científica de estudos, pesquisas e iniciativas que abordem políticas públicas em saúde, estratégias e ações de informação e comunicação. O seminário é aberto à comunidade, não havendo necessidade de inscrição.  

Dúvidas e informações adicionais: centrodeestudos@icict.fiocruz.br  
 

Voltar ao topoVoltar