Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Estudo elabora protocolos para a segurança do paciente


08/04/2013

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

“Cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso. Destes, 66% poderiam ser evitados”, apontou estudo desenvolvido pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e integrante do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis), Walter Mendes. O trabalho, feito em parceria com outros pesquisadores da Fundação, gerou dados que foram usados na justificativa do Programa Nacional de Segurança do Paciente – lançado recentemente pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O Proqualis foi o responsável pela coordenação do desenvolvimento de uma das principais ações desse novo programa: os protocolos de segurança do paciente com foco nos problemas de maior incidência. E o Programa Nacional de Segurança do Paciente tem como objetivo o monitoramento e a prevenção de danos na assistência à saúde. Ele visa diminuir a ocorrência de eventos adversos em pacientes internados, como erros em procedimentos cirúrgicos, incorretas administrações de medicamentos e quedas.

Além dos Protocolos de Segurança do Paciente, o programa prevê a criação de Núcleos de Segurança do Paciente nos serviços de saúde, tanto públicos quanto particulares, e a notificação de eventos adversos associados à assistência do paciente, bem como a chamada pública do setor produtivo da saúde para proposição de medidas de ampliação da segurança dos pacientes em serviços de saúde.

Ao todo, estão sendo desenvolvidos seis protocolos que tratarão dos seguintes temas: Cirurgia segura; Prática de higiene das mãos em serviços de saúde; Prevenção de úlceras por pressão; Prevenção de quedas em pacientes hospitalizados; Identificação do paciente; e Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Esses protocolos visam orientar profissionais na ampliação da segurança do paciente nos serviços de saúde.

O grupo de trabalho, coordenado pelo Proqualis, desenvolveu os protocolos de Cirurgia Segura e Prevenção de Úlcera por Pressão. Segundo Walter Mendes, agora, estão sendo elaborados os protocolos sobre Uso e administração de medicamentos, Prevenção de quedas em pacientes hospitalizados e Identificação do paciente. A íntegra da portaria e os comentários estão disponíveis no portal do Proqualis.

Leia mais no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar