Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Estudo aborda segurança do paciente


05/03/2012

Compartilhar:

Estudo aborda segurança do paciente

A dissertação de metrado Erros laboratoriais e segurança do paciente, de Wilson Shcolnik, defendida na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), avaliou os estudos realizados no exterior sobre os erros laboratoriais e seus efeitos na segurança do paciente e a aplicabilidade, na realidade brasileira, das metodologias usadas nessas pesquisas para o monitoramento dos incidentes ocorridos em laboratórios clínicos.

Em alguns casos, os erros laboratoriais resultaram na realização de investigação adicional dispensável, internação em unidade de terapia intensiva e óbitos. Segundo a pesquisa, entre os fatores causadores das falhas estão a redução de equipes, o aumento de fluxo de trabalho e a exigência na produtividade.

Para o estudo, foram analisados nove artigos que descrevem eventos adversos, como incidentes que resultam em dano ao paciente. Os artigos selecionados fornecem uma gama de métodos que podem ser empregados no Brasil, a fim de identificar e monitorar os eventos adversos em laboratórios nacionais.

Saiba mais na Agência Fiocruz de Notícia.

Voltar ao topoVoltar