Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Esquistossomose é tema da revista Memórias do IOC


20/12/2011

Compartilhar:

Esquistossomose é tema da revista Memórias do IOC

A revista Memórias do IOC fecha o ano de 2011 com uma edição dedicada à memória do pesquisador Henrique Leonel Lenzi, que contribuiu em sua carreira com diversas pesquisas científicas sobre os diferentes aspectos da esquistossomose. A edição é inteiramente dedicada à doença, considerada negligenciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria dos trabalhos publicados foi apresentada no 12º Simpósio Internacional sobre Esquistossomose, realizado em outubro de 2010, no Rio de Janeiro, e organizado pelo Programa Integrado de Esquistossomose da Fundação Oswaldo Cruz (PIDE). São 16 artigos escritos por 87 cientistas de 28 instituições nacionais e internacionais.

Um dos destaques da edição é o estudo do Instituto Pasteur e da Universidade de Lille, da França, que relata a iniciativa de desenvolvimento de inibidores específicos de enzimas do Schistosoma com foco no desenvolvimento de novas drogas. Atualmente, existe apenas um medicamento disponível para o tratamento e controle da doença, o Praziquantel. O artigo afirma que o desenvolvimento de novas drogas é urgente, já que vem aumentando a resistência de cepas do parasita da esquistossomose ao medicamento existente.

Já o estudo sobre identificação de antígenos candidatos para diagnóstico da infecção, assinado pela Fiocruz-Minas, destaca que é necessário o desenvolvimento de um teste mais sensível para a detecção da esquistossomose, buscando superar as limitações colocadas pela adoção do uso de exame de fezes em área de baixa endemicidade. No artigo, é descrita a análise in silico do genoma do S. mansoni, utilizando-se ferramentas de bioinformática para a triagem de antígenos imunogênicos.

Veja a edição completa.

Voltar ao topoVoltar