Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Espaço Saúde & Letras promove encontro entre autores e leitores

Espaço Saúde & Letras

20/09/2019

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Editora Fiocruz marcará presença no Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CBCSHS), evento promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco. Nesta oitava edição do congresso, que será realizado em João Pessoa (PB), de 26 a 30 de setembro, a Editora seguirá fazendo a curadoria do Espaço Saúde & Letras, com rodas de conversa entre autores e leitores. 

O Saúde & Letras será realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro, a partir das 13h30, na área de exposição do 8º CBCSHS, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição que sediará o congresso. Já tradicional nesses eventos da Abrasco, o Saúde & Letras tem como objetivo favorecer o diálogo entre autores, leitores e demais interessados nos processos de publicação científica nas áreas da saúde coletiva.

Além de diálogos sobre produção de conhecimento em ciência, tecnologia e inovação em saúde, o Espaço abriga lançamentos editoriais e vídeos e é fruto da parceria da Abrasco Livros com a Editora Fiocruz e o selo Fiocruz Vídeo.

Nesta edição, a programação contemplará as seguintes rodas de conversa: “A Abrasco em 40 e mais anos”, “O Campo da Saúde Coletiva: saberes e práticas” e “Saúde e Igualdade: o fazer nas diferenças”. O Espaço, que ficará próximo ao estande da Abrasco Livros, é aberto ao público inscrito no congresso.    

Confira a programação completa do Espaço Saúde & Letras clicando aqui

Debates e autores
No primeiro dia, 28/09, o fundador do Canal Saúde, Arlindo Fábio Gómez de Sousa, media o bate-papo sobre os 40 anos da Abrasco. Gulnar Azevedo e Silva, professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), José da Rocha Carvalheiro, professor aposentado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz, e Rita Barradas Barata, professora de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, participarão do debate. Em comum, a liderança da Associação: Gulnar é a atual presidente; Arlindo, Rita e Carvalheiro são ex-presidentes da Abrasco.

Na segunda roda de conversa, dia 29/09, os professores Ligia Maria Vieira da Silva, do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba, Pedro Cruz, do Centro de Ciências Médicas da UFPB, e Roseni Pinheiro, do IMS/Uerj, conversarão sobre o tema “O Campo da Saúde Coletiva”, título de um dos livros lançados pela Editora Fiocruz em 2019, em coedição com a Editora da Ufba, e de autoria da professora baiana. A expectativa é que tanto a produção de saber quanto o incremento das práticas no campo sejam abordados e compartilhados com o público presente.

Para fechar a programação, dia 30/09, o bate-papo será em torno dos temas saúde, igualdade e diferenças a partir de iniciativas, estudos e experiências diretamente relacionados aos recentes lançamentos da coleção Fazer Saúde da Editora Fiocruz. O debate será composto por Evelyn Siqueira da Silva, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Luiza Garnelo, pesquisadora titular da Fiocruz Amazônia, e Veronica Yujra, mestre e doutoranda em Patologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Evelyn integra o corpo de organizadores de “O Nasf e o trabalho na Atenção Básica à Saúde”; Veronica é uma das autoras de “Saúde de migrantes e refugiados”; Luiza é uma das organizadoras de “Atenção diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro”. As mediações das sessões de 29 e 30 de setembro ficarão a cargo da equipe de comunicação da Editora Fiocruz.      

Sintonia com o tema central do 8º Congresso
Todas as sessões do Saúde & Letras estarão ancoradas em livros publicados sobre as temáticas que dão nome às rodas de conversa. Mais especificamente no terceiro dia, tanto o título proposto ao debate como os livros da Fazer Saúde selecionados para compor o bate-papo têm ligação especial com o tema central do 8º CBCSHS: “Igualdade nas diferenças: enfrentamentos na construção compartilhada do bem viver e o SUS”.

A coleção pretende, com seus títulos, contribuir para a qualificação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), estimulando o diálogo entre conhecimentos científicos, inovações, saberes e práticas daqueles que atuam diretamente nas áreas de saúde pública do país.     

Para mais informações sobre o 8º CBCSHS, clique aqui

Voltar ao topoVoltar