Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Escritório de Captação de Recursos divulga número de parcerias em 2022


03/03/2023

Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz

Compartilhar:

O ano de 2022 foi de importante diversificação das parcerias construídas pelo Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz. Ao todo, 13 projetos voltados à promoção da saúde, ciência, cultura e cidadania receberam um aporte de R$ 31 milhões, por meio de apoio financeiro vindo de empresas, fundações internacionais, sociedade civil e órgãos do Poder Judiciário.

Entre as iniciativas de captação em destaque estão a Plataforma mRNA, que possibilitará o desenvolvimento de imunobiológicos de 3ª geração totalmente nacionais e de baixíssimo custo; a realização da G-Stic – conferência que reuniu representantes do governo, empresas e sociedade civil para discutir ideias inovadoras em sustentabilidade e equidade; a viabilização financeira para restauração do Pombal, edificação histórica que faz parte do programa de Requalificação do Núcleo Arquitetônico e Histórico de Manguinhos; e o apoio a famílias afetadas pelos desastres na Bahia, Petrópolis e Costa Verde (RJ), com entrega de alimentos, materiais de higiene pessoal, gás de cozinha e outros insumos.

Outro importante avanço em 2022 foi o protocolo de cooperação que formaliza o apoio ao desenvolvimento tecnológico entre a Fundação e o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro. A iniciativa destinará recursos oriundos de multas judiciais e acordos de leniência para projetos da Fiocruz.

Para 2023, o Escritório tem como meta consolidar a área de captação internacional, estruturar a captação via emendas estaduais e implementar o programa de doação de grandes legados. “Queremos continuar o processo de diversificação de nosso portfólio, atendendo as diferentes unidades da Fiocruz, priorizando as áreas da saúde e da pesquisa”, informa o gerente-geral do Escritório de Captação, Luis Fernando Donadio, que também ressalta que as frentes já consolidadas, como a de projetos incentivados e captação com indivíduos, serão ampliadas e fortalecidas.

Voltar ao topoVoltar