Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Escola Politécnica e UFRJ realizam evento sobre as ditaduras na América do Sul

Cartaz de divulgação com o nome do evento Cinema, Literatura e Memória: o Golpe de 1964 e as ditaduras na América do Sul e dos realizadores, no caso, EPSJV/Fiocruz e UFRJ

28/02/2014

Fonte: EPSJV/Fiocruz

Compartilhar:

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam, entre 17 e 21 de março, o evento Cinema, Literatura e Memória: o Golpe de 1964 e as ditaduras na América do Sul. O objetivo é promover a reflexão, principalmente entre os jovens, sobre as ditaduras na América do Sul, em particular no Brasil, a partir da análise da produção cinematográfica e literária relacionada ao tema.

Nos dias 17, 19, 20 e 21 de março, as atividades acontecem no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, na EPSJV/Fiocruz e, em 18 de março, a sede será o Auditório G1, da Faculdade de Letras da UFRJ (Campus do Fundão). Na abertura do evento (17/03), será exibido o filme Terra em Transe (Glauber Rocha, 1967), considerado um marco do Cinema Novo e da crítica ao Golpe de 1964 no Brasil. Em seguida à exibição, está previsto um debate com os críticos de cinema Ismail Xavier e José Carlos Avellar.

Também serão exibidos, ao longo da programação, filmes como O dia que durou 21 anos (Camilo Tavares, 2012), Batismo de Sangue (Helvécio Ratton, 2007) e Cabra marcado para morrer (Eduardo Coutinho, 1984), com debate em sequência e a presença confirmada de Nelson Pereira dos Santos, Frei Betto, João Pedro Stédille, Cid Benjamin, Flávio Tavares e José Luiz Del Roio, entre outros.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sem a necessidade de inscrição prévia para participar. Os interessados também poderão acompanhar a transmissão ao vivo das atividades pelo site da EPSJV.

Veja a programação completa do evento. Mais informações, na página no Facebook.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar