Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Escola Nacional de Saúde Pública vai ganhar um parque laboratorial

Projeção da fachada do prédio

10/10/2012

Compartilhar:

Fonte: Informe Ensp

Um moderno prédio de sete andares, que começará a ser erguido já no ano que vem, vai abrigar 12 laboratórios de cinco diferentes departamentos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). O projeto do parque laboratorial, no campus sede da Fiocruz, em Manguinhos (RJ), foi apresentado no dia 4 de outubro, e o diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, assinou as plantas.

O novo edifício terá uma central de esterilização, salas de aulas práticas e salas de recebimento de amostras. Algumas das linhas de pesquisa dos laboratórios implementados são: biologia molecular, paleoparasitologia, bacteriologia clínica, toxicologia ambiental, zoonoses, absorção atômica, micologia, epidemiologia molecular do câncer.

Atualmente, a Ensp conta com 23 setores laboratoriais espalhados por sete departamentos: Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), Departamento de Ciências Biológicas (DCB), Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) e Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde (Demqs). Os trabalhos desenvolvidos nesses laboratórios estão vinculados a 18 grupos de pesquisas do CNPq e atuam nas áreas de ensino, apoio diagnóstico, consultorias e assessorias, capacitação e treinamento técnico, sejam para outros departamentos da Escola, unidades da Fiocruz ou instituições de ensino e pesquisas espalhadas pelo país, além de realizarem cooperação técnico-científica nacional e internacional.

Leia a reportagem completa.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar