Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Escola Nacional de Saúde Pública participa do pós-doutorado Brasil sem Miséria


10/12/2013

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

A miséria tem caras e necessidades diferentes, conforme a região. A realidade no campo é uma, na cidade é outra bem diferente. Por isso, o programa Brasil sem Miséria tem ações nacionais e regionais baseadas em três eixos: garantia de renda, inclusão produtiva e serviços públicos. Com o objetivo de contribuir para o enfrentamento dos problemas relacionados à pobreza extrema, foi desenvolvido na Fiocruz o pós-doutorado, no âmbito do convênio Fiocruz/Capes, Brasil sem Miséria. Serão cinco principais vertentes de estudo nesse convênio: Mitigação de doenças associadas à pobreza através de tecnologias sociais e biomédicas; Educação, cultura e pobreza: promoção da saúde; Território, ambiente, saúde; Criança, jovens, mulheres, idosos; e Saúde indígena e de populações tradicionais. Propostas podem ser enviadas até o dia 3/1/2014.
 
Na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), as propostas devem ser enviadas a um dos quatro programas de pós-graduação – Saúde pública, Saúde pública e meio ambiente, Epidemiologia em saúde pública e Bioética, Ética aplicada e saúde coletiva – ou à Vice-Direção de Pós-Graduação ou Vice-Direção de Pesquisa da Escola. 
 
O critério para aceitação da proposta é ter um supervisor que seja doutor e integre um grupo de pesquisa da Ensp. As bolsas de pós-doutorado podem ter duração máxima de dois anos e, atualmente, tem o valor de R$ 3,7 mil. Os projetos considerados adequados ao escopo do Plano Brasil sem Miséria (BSM) serão encaminhados para a Coordenação Geral de Pós-Graduação da Fiocruz para avaliação do Comitê Fiocruz Brasil sem Miséria, cuja reunião está prevista para segunda quinzena do mês de janeiro.
 
A apreciação dos trabalhos será feita por um grupo de trabalho constituído por um representante do Programa de Pós-Graduação e um representante de uma das duas Vice-Direções, ambos da Ensp. O projeto considerado não adequado ao escopo da Rede BSM será devolvido ao proponente, com justificativa e eventuais sugestões de adequação. O candidato poderá reapresentar o trabalho reformulado buscando adequação ao escopo BSM. Os pós-doutorandos com projetos aprovados deverão apresentar seus projetos e resultados nos Seminários Fiocruz de integração da Rede Fiocruz-BSM.

Voltar ao topoVoltar