Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Escola Nacional de Saúde Pública lança aplicativo institucional


21/03/2016

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

Na tarde de quarta-feira, 16 de março, durante o evento de acolhimento dos novos alunos, a Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) apresentou sua mais nova ferramenta de informação, voltada não apenas para o acompanhamento do cotidiano da Escola, como também para facilitar a cooperação e as relações com outras instituições. Trata-se de um aplicativo para smartphones e tablets.

A ferramenta é uma novidade no âmbito das unidades da Fiocruz. Nele, alunos, professores, outros trabalhadores e a comunidade em geral podem acessar informações atualizadas sobre cursos, linhas de pesquisa, serviços, editais e notícias, além de informações institucionais sobre os departamentos e centros, seus trabalhadores e localização dos prédios da Ensp nos campi da Fiocruz. Por meio do aplicativo, também será possível acompanhar a agenda institucional.

Em entrevista para o Informe Ensp, Hermano Castro, diretor da unidade, falou sobre o aplicativo.

Informe Ensp: O que motivou a Ensp a lançar um aplicativo para smartphones e tablets?
Hermano Castro: Em primeiro lugar, é fundamental ressaltarmos a importância da Ensp com a sociedade. Hoje, temos uma sociedade completamente antenada com as novas tecnologias. E isso não é diferente com nossos professores, alunos e profissionais. São totalmente envolvidos nos novos modelos de informação e comunicação. E a Ensp estava atrasada nesse ‘novo mundo’. Hoje, as maiores universidades do planeta já contam com seus aplicativos de comunicação. Por isso, trabalhamos intensamente para criar mais uma forma de comunicação para a nossa instituição.

Informe Ensp: O que o aplicativo tem a oferecer?
Hermano Castro: A ideia do aplicativo é fazer com que a informação chegue em tempo real para todos. Por exemplo, é importante a Escola estar antenada a qualquer problema sanitário de saúde pública e fazer com que seja publicado em nossos informes. Desta forma, o usuário que tiver o aplicativo instalado em seu aparelho receberá imediatamente essa informação. Lançamos um edital de cursos. Ele está ali aparecendo em tempo real para o interessado acessar o edital e fazer sua inscrição. Eu penso que seja uma ferramenta útil, que já estava atrasada, e necessária para os dias atuais. Isso agiliza os processos internos e externos de comunicação com a sociedade. Eu acho que isso é um ponto muito positivo em termos de se poder contar com mais uma ferramenta de informação entre a Escola, os alunos e a sociedade, de modo geral.

O aplicativo ampliará, ainda, a própria comunicação interna entre os servidores, não só de professores da Ensp, mas de toda a Fiocruz, porque poderemos ter todos os nossos trabalhadores e servidores interligados por meio de seu aparelho, seja ele um tablet ou smartphone. Ele conta com nove ambientes: Ensino, Pesquisas, Serviços, Notícias, Editais, Eventos, Institucional, Campus e Pessoas.

Ele é vital para divulgarmos as informações do que acontecerá na Escola para todos. Por exemplo, na quinta-feira, teremos a feira agroecológica. Na quarta, quando publicarmos a reportagem, todos que tiverem o aplicativo já receberão a notificação. O mesmo vale para as notícias diárias publicadas pelo nosso Informe ENSP.

Informe Ensp: A Ensp é a primeira unidade da Fiocruz a ter um aplicativo institucional, correto?
Hermano Castro: Isso é uma novidade  dentro da Fiocruz no que diz respeito a uma unidade lançar um aplicativo sobre si. Nós esperamos que isso seja replicado para as demais unidades dessa instituição, que é enorme, tanto no Brasil como fora dele. A Fiocruz já conta com aplicativos para celulares e tablets falando de suas pesquisas e projetos. Por exemplo, existe um aplicativo de monitoramento da fauna silvestre, o SISS-GEO, que, com base em informações geradas pelos usuários, faz análises que buscam identificar problemas com a fauna silvestre, especialmente aqueles com potencial para afetar a saúde humana. A pesquisadora Márcia Chame, da ENSP, é a coordenadora do Centro de Informação em Saúde Silvestre, responsável por esse aplicativo. Mas nós festejamos em ser a primeira unidade da Fiocruz a ter um aplicativo que amplia essa interface da sociedade com a Escola.

Informe Ensp: Quem coordenou o desenvolvimento do aplicativo e como ele pode ser acessado?
Hermano Castro: Todo o processo de desenvolvimento do aplicativo foi coordenado pela Vice-Direção de Escola de Governo, sendo concebido para sistemas operacionais iOS e Android. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Play Store (Android) e Apple Store (iOS).

É evidente que, como qualquer nova ferramenta, poderão ser necessários alguns ajustes nessa primeira versão lançada, mas as atualizações serão constantes, de forma a fazer com que o usuário tenha a melhor experiência possível na busca por informações de nossa Escola.

Aplicativo Ensp:

Sietma Android (Play Store): play.google.com/store/apps/details?id=com.tiworld.wensp&utm_source=android.downloadatoz.com

Sistema iOS (Apple Store): http://itunes.apple.com/br/app/ensp/id1090099220?mt=8

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar