Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

EPSJV/Fiocruz promove em maio o 1º Encontro Nacional de Doulas no SUS


11/03/2021

Por: Julia Neves (EPSJV/Fiocruz)

Compartilhar:

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) vai lançar o 1º Encontro Nacional de Doulas no SUS (Sistema Único de Saúde), que será realizado de 27 a 29 de maio de 2021, de forma remota. Como primeira atividade preparatória para o evento, será divulgado  no dia 10 de março, o Levantamento de Reconhecimento de Práticas, Ações e Projetos de Doulas atuantes no SUS. O encontro é mais uma iniciativa de um projeto financiado por uma emenda parlamentar, executada pela EPJSV em parceria com a Associação de Doulas no Rio de Janeiro (ADoulas-RJ). 

Presidente da ADoulas-RJ, Morgana Eneile destaca que o objetivo do evento é reunir as experiências das doulas que atuam em diversos formatos no SUS. "Queremos trazer e mapear essas mulheres que atuaram ao longo desses anos, desde o início da doulagem no Brasil, e que passaram, estão ou querem estar no SUS, em um grande encontro que possa se dedicar a compreender, relatar, dar visibilidade e construir também para o futuro e para o fortalecimento dessa profissão, todas em prol do parto digno e respeitoso”, relata ela, que coordena o curso de doulas na EPSJV em conjunto com Janaina Gentili (ADoulas-Rj) e com as professoras-pesquisadoras da Escola Politécnica, Bianca Leandro e Fernanda Martins.

Na avaliação de Bianca, a ideia é que o evento tenha uma construção coletiva com atividades on-line, seminário, rodas de conversas e oficinas temáticas. Ela explica que serão três etapas: “Teremos uma primeira etapa que é o levantamento, seguido de uma segunda etapa, na qual vamos receber relatos de experiência e sistematizá-los em uma publicação. E, por fim, o terceiro momento é a abertura das inscrições no mês de abril”.

Conhecendo as doulas

Disponível até 31 de março, o levantamento visa fomentar espaços para o compartilhamento e troca de experiências sobre atuação dessas trabalhadoras no SUS e sistematizar informações que se constituam em subsídios para a atuação político-institucional para o Sistema. 

Segundo Bianca, diversos locais do Brasil contam com doulas atuando no SUS, seja de modo voluntário ou institucional. Mas, para ela, as iniciativas não estão devidamente identificadas, ou, até mesmo, visibilizadas. Na visão de Morgana, apesar de as experiências terem se iniciado, muitas vezes, em hospitais, que ousaram fazer diferente e ter novas práticas na atenção ao parto inserindo essa profissional na atenção, sabe-se que essas experiências estão dispersas. “Nós sabemos que nem sempre essas experiências dialogaram e que, hoje, são diversas as formas como as doulas estão sendo inseridas, sejam as doulas que estão na atenção básica, as que estão em projetos de voluntariado ou as contratadas através de modelos de parceria público-privada", opina.

Bianca aponta que o levantamento é de livre acesso a toda e qualquer pessoa que queira indicar uma iniciativa que deva ser vista ou lembrada para esse evento. “Se você é uma doula e atua no SUS, também pode se indicar. Se no seu caso, você é profissional da área de afinidade ou usuário do SUS, também pode indicar pessoas ou ações, programas, projetos e suas instituições”, ressalta.

Mais informações sobre o seminário estão disponíveis no site da EPSJV.  

Voltar ao topoVoltar