Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

EPSJV lança nova edição da revista Poli


06/09/2016

Fonte: EPSJV/Fiocruz

Compartilhar:

Acaba de sair a nova edição da Revista Poli, publicação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) que traz reportagens com os debates mais importantes da conjuntura atual.  A matéria de capa acompanha o ‘rastro’ da nova direita que ganhou destaque nas manifestações pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para isso, entrevista representantes de movimentos como o ‘Vem pra Rua’ e o ‘Revoltados On Line’, além de partidos, como o PSC, responsável pelo programa de governo da Família Bolsonaro, que tem tentando ocupar espaço na disputa eleitoral. Ouvindo analistas e pesquisadores que se dedicam ao tema, a matéria mostra as relações entre a “nova” e a velha direita, e sua participação em verdadeiras redes internacionais.

O impeachment, que acaba de ser confirmado pelo Senado, aparece ainda de outras duas formas nesta edição. Uma matéria mostra as motivações de parte da categoria médica organizada que apoiou o impedimento da presidente e as formas como isso se deu. Já na entrevista, o cientista político José Roberto Lopes Pinto analisa o cenário em que acontecem as eleições municipais deste ano, num contexto de crise – agravada pelo impeachment - e descrédito na política.

A Operação Lava Jato, que é parte importante da desconfiança que atinge a maior parte das siglas eleitorais do país, aparece na matéria que tenta explicar jornalisticamente o que é, o que faz e quais são os principais dilemas do Ministério Público no Brasil. Trata-se de uma seção nova, inaugurada nesta edição que – também com um novo projeto gráfico – marca os oito anos de existência da revista.

A edição traz ainda uma grande reportagem sobre a violência que tem produzido números assustadores de assassinatos da juventude negra brasileira, com destaque para a situação dos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, onde também têm se organizado importantes movimentos de resistência. Notas gerais e outra nova seção chamada ‘Radar dos técnicos’, que traz pequenos informes específicos sobre educação profissional e trabalhadores técnicos, completam a pauta, junto com o Almanaque, que faz uma homenagem aos 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, comemorados agora, em 2016.

A Poli é uma revista editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, unidade técnico-científica da Fiocruz. Através do Portal EPSJV, é possível acessar, na íntegra, todas as edições e ainda assinar gratuitamente a revista impressa.

Voltar ao topoVoltar