Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Epidemia de drogas psiquiátricas é tema de seminário


29/10/2018

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

Entre os dias 29 e 31 de outubro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) receberá a segunda edição do Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: as evidências científicas para desmedicação segura e eficaz. O evento coordenado pelos pesquisadores Paulo Amarante e Fernando Freitas, do Laboratório de Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/ENSP), receberá convidados nacionais e internacionais com experiências críticas ao modelo biomédico da psiquiatria e seu viés mercadológico. O seminário internacional será realizado no auditório térreo, das 9h às 17h. As palestras terão tradução simultânea e serão transmitidas ao vivo pelo Youtube.

O seminário discutirá o tema com base em duas perspectivas. A primeira delas, conforme explicou o Amarante, fundamenta-se no livro A Psiquiatria Sob a Influência, de Robert Whitaker, que investiga como a interferência do dinheiro farmacêutico e dos interesses das corporações corrompeu o comportamento da Associação Psiquiátrica Americana e da psiquiatria acadêmica durante os últimos 35 anos. “A medicação e a política de medicamentos têm assumido um caráter cada vez mais mercadológico do que de produção de saúde”, completou o coordenador da atividade.

O segundo ponto de discussão aponta para necessidade de promover um trabalho de desmedicação no país. “Em geral, se prescreve muito, mas não se sabe como fazer a retirada do medicamento. A experiência demostra que esse processo não é fácil, assim como a suspensão dos remédios ou a substituição por outras formas de medicação”, admitiu o presidente de honra da Abrasme.

A abertura do Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: as evidências científicas para desmedicação segura e eficaz está marcada para o dia 29 de outubro, às 9h, com participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, do diretor da Ensp, Hermano Castro, do Diretor do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, Antônio Ivo de Carvalho, do coordenador do Laps, Paulo Amarante, da presidente da Abrasme, Ana Pitta, e do presidente do Conselho Federal de Psicologia, Rogério Giannini. Confira a programação completa abaixo (clique para ampliar).

Faça sua inscrição

Voltar ao topoVoltar