Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa: lançado edital para experiências exitosas

Imagem de divulgação do site Saúde do Idoso

01/08/2016

Por: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Quantos projetos e experiências estão acontecendo no Brasil para apoiar a pessoa idosa e o envelhecimento? Para saber quais são e também premiar as experiências exitosas, o Ministério da Saúde e o Icict/Fiocruz lançaram dia 1º de agosto de 2016 o edital da quarta edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2016.

Conhecer e dar visibilidade a boas práticas no campo da saúde da pessoa idosa que estão sendo realizadas nas cidades, estados e nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) é o objetivo do mapeamento.

As inscrições são gratuitas e as experiências inscritas serão avaliadas por um comitê composto por gestores, pesquisadores e controle social, além de representantes de diversas instituições ligadas à área de saúde do idoso e envelhecimento. Ao final, 14 experiências serão escolhidas. Os gestores e profissionais de saúde responsáveis serão convidados a apresentarem seus trabalhos durante evento a ser organizado em Brasília/DF, que terá também como convidados os integrantes do Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa, áreas técnicas do Ministério da Saúde, Opas, Conass, Conasems, CNDI, CIASCV/CNS, Condisi, entre outros. Nesse evento, a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa realizará uma premiação simbólica, por meio da entrega de Certificado de Reconhecimento de Experiência Exitosa, no âmbito do SUS. Podem se inscrever gestores e profissionais de saúde de todo o país.

Desde 2013, quando surgiu, o mapeamento já reuniu mais de 100 experiências em todo o país, que atendem questões ligadas a saúde física e emocional da pessoa idosa. No site Saúde da Pessoa Idosa é possível acessar todas as experiências inscritas por região – elas incluem também os dados de contato dos responsáveis.

O Mapeamento de Experiências Estaduais, Municipais e de Distritos Sanitários Especiais Indígenas –DSEI no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa é uma iniciativa que integra a agenda anual da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict)/Fiocruz.

Acesse o edital 2016 para obter outras informações. Os interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/Cosapi/Dapes/SAS/MS, SAF Sul, Trecho 2, lotes 5/6, Torre 2 – Ed. Premium - Térreo – Sala 14, telefone (61) 3315-6226 e e-mail idoso@saude.gov.br

Cronograma

1ª Etapa – Inscrições – 1º a 31 de agosto de 2016
2ª Etapa – Avaliação das experiências inscritas – 1º a 21 de setembro de 2016
3ª Etapa – Divulgação dos resultados – 3 de outubro de 2016
4ª Etapa - Apresentação e premiação das 14 experiências selecionadas – novembro/dezembro (data a definir)

Voltar ao topoVoltar