03/07/2023
Anne Clinio (VPEIC)
O professor Olavo Amaral, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro e fundador da Rede Brasileira de Reprodutibilidade, foi o convidado da primeira edição do Encontro Virtual em Educação de 2023, realizado na última sexta-feira, dia 30 de junho.
Com o tema “Reprodutibilidade na Ciência Brasileira”, a apresentação abordou a questão da confiabilidade da pesquisa, enfocando o papel da literatura científica como a principal fonte de evidência confiável a qual pesquisadores tem acesso. Segundo Olavo, diversos fatores influenciam a baixa reprodutibilidade da ciência, tais como dificuldades metodológicas por conta de lacunas nas descrições de protocolos, problemas de significância estatística, incentivo a publicação de “resultados positivos e impactantes”, entre outros. Nesse sentido, o professor indica a necessidade de reformar o sistema de produção, publicação e avaliação cientifica para incentivar uma ciência aberta e reprodutível.
O evento foi mediado por Carmem Penido, especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) e uma das representantes da Fiocruz na recém-lançada Rede Brasileira de Reprodutibilidade.