Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Encontro às Quintas do dia 14/3 debate genética de populações humanas no Brasil


11/03/2014

Fonte: Coc/Fiocruz

Compartilhar:

A Casa de Oswaldo Cruz (Coc/Fiocruz) promove no dia 14 de março a próxima edição do Encontro às Quintas, com o tema Genética de Populações Humanas no Brasil na segunda metade do século XX – as várias vertentes da noção de ‘primitivos’ no contexto da Guerra Fria (1960-1970).

O encontro terá como palestrante o professor do Departamento de Antropologia do Museu Nacional e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Ricardo Ventura Santos. Em sua apresentação, ele vai situar as investigações dos geneticistas James Neel, da University de Michigan, e Newton Morton, da University of Hawaii, no contexto da Guerra Fria e explorará as construções acerca da “primitividade” que orientaram as pesquisas genéticas no Brasil.

Os influentes pesquisadores norte-americanos dos campos da genética de populações e da antropologia física conduziram estudos sobre diversidade biológica humana de populações brasileiras no início da década de 1960, com foco de grupos indígenas e migrantes nordestinos em São Paulo.

O evento é uma atividade promovida pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). É aberto ao público.

Saiba mais

Ricardo Ventura Santos é mestre e doutor em Antropologia pela Indiana University. Além de vários artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, publicou The Xavante in Transition, que lhe rendeu o prêmio de melhor livro interdisciplinar da American Anthropological Association, em 2003.

Serviço

Local: Prédio da Expansão do campus Fiocruz (Av. Brasil, 4036, sala 407, Manguinhos).

Data: 14/03, às 10h.

Voltar ao topoVoltar