Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Encontro às Quintas discute higiene mental na América Latina e ciências sociais


16/09/2019

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

O Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promoverá duas sessões do Encontro às Quintas no próximo dia 19/9. Aberto aos interessados e sem necessidade de inscrição prévia, os eventos serão realizados no Salão de Conferências do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ).

Às 10h, a professora de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Elisa Reis vai responder à pergunta Ciências Sociais para quê?. Doutora pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e membro da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Elisa Reis debaterá estratégias de preservação e valorização das ciências sociais num contexto em que o conhecimento científico enquanto tal tem sofrido críticas e contestações que afetam sua credibilidade. Também serão temas da palestra a contribuição histórica das ciências sociais na construção do estado-nação e a perplexidade da teoria social contemporânea frente às transformações globais.

Na parte da tarde, às 14h, Mariano Ruperthuz Honorato, da Universidad Diego Portales (Chile), apresentará a palestra Uma História Transcultural da Higiene Mental na América Latina. Doutor em Psicologia (Universidad de Chile) e História (Universidad de Santiago de Chile), o psicanalista debaterá a higiene mental como um movimento transnacional no início do século 20 e o seu uso como instrumento de controle social em países como Chile, Argentina, Peru e Brasil.

Encontro às Quintas

Data: 19/09
Tema: Ciências Sociais para quê?
Convidada: Elisa Reis (PPGSA/UFRJ)
Horário: 10h

Tema: Uma História Transcultural da Higiene Mental na América Latina
Convidado: Mariano Ruperthuz Honorato (Universidad Diego Portales/Chile)
Horário: 14h
Local: Salão de Conferência – Prédio CDHS
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 3865-2286| E-mail: ppghistoriasaude@fiocruz.br
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar