Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Encontro discute projetos para o novo campus de Jacarepaguá


07/10/2005

Compartilhar:

Encontro discute projetos para o novo campus de Jacarepaguá

Pesquisas sobre biodiversidade e saúde, educação ambiental, memória da saúde pública no Brasil e desenvolvimento de produtos naturais. Estas foram algumas das linhas de ação da Fiocruz para o seu novo campus de Jacarepaguá apresentadas no seminário ocorrido nos dias 22 e 23 de setembro.

O encontro tinha por objetivo apresentar à comunidade da Fiocruz as propostas para o novo espaço e fomentar debates a partir das experiências dos convidados brasileiros e estrangeiros. Presente ao evento, o físico e diretor do Museu de Ciência La Caixa de Barcelona, Jorge Wagensberg, qualificou o campus como uma oportunidade única no mundo pela capacidade de reunir em um só lugar a construção da informação, a transformação dessa informação e o processo de educação e divulgação.

A equipe de implementação do campus apresentou o Programa Institucional de Biodiversidade e Saúde, voltado para a pesquisa básica e aplicada e o Programa de História, Memória e Documentação, que se propõe a restaurar e utilizar as edificações históricas existentes no local. A iniciativa também prevê a organização e avaliação da documentação existente sobre saúde mental no Brasil, bem como a criação de um arquivo e um núcleo de pesquisas sobre assistência pública à saúde.

O evento foi promovido pela Vice-presidência de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho e organizado pela equipe de implantação do campus. Com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Buss, do vice-presidente Paulo Gadelha e da professora da Universidade Técnica de Lisboa Cristina Castel-Branco, o encontro foi o primeiro de uma série de debates mensais que orientarão a ocupação e os projetos a serem implementados no novo espaço.

Voltar ao topoVoltar