Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Em evento comemorativo pelos 60 anos da unidade, Ensp debate a criminalização dos movimentos sociais


08/09/2014

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

A criminalização dos movimentos sociais foi o tema escolhido para primeira tarde das atividades (1º/9) comemorativas dos 60 anos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Organizada com ampla participação do Fórum de Estudantes da Escola, a mesa Criminalização dos Movimentos Sociais: estado democrático de direito para quem? debateu o atual cenário do Rio de Janeiro e do Brasil a partir das manifestações que vêm ocorrendo desde junho do ano passado. Com mediação do pesquisador da Ensp, Paulo Bruno, preso em outubro 2013, quando participava de um ato no Centro do Rio, os expositores abordaram entre muitos outros aspectos a repressão do aparato do Estado que busca de diversas formas reprimir e criminalizar os movimentos sociais.

A mesa contou com a participação da professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e membro da Organização Anarquista Terra e Liberdade (OATL), Camila Jourdan, presa durante manifestação em julho deste ano; da presidente do Sindicato dos Jornalistas, Paula Máiran; do membro do Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH), Thiago Melo; e da moradora e membro do Fórum Social de Manguinhos, Monique Cruz.

Para ler a notícia na íntegra e obter mais informações sobre as atividades comemorativas pelos 60 anos da Ensp/Fiocruz, acesse o Informe Ensp.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar