Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Em defesa da vida: Convivência com a Covid-19 na Fiocruz


31/07/2020

Claudia Lima/CCS

Compartilhar:

Depois de quatro meses seguindo as orientações de contingência, a comunidade Fiocruz tem novo documento para orientar as atividades institucionais: o plano Em defesa da vida - Convivência com a Covid-19 na Fiocruz. Elaborado pela Coordenação Institucional para ações diante da pandemia por meio de um trabalho coletivo de gestão participativa, o documento tem como objetivo estabelecer medidas que permitam manter as atividades da instituição e suas entregas à sociedade, tendo como princípio a preservação da vida e da saúde dos seus trabalhadores.

"Ouve-se falar muito sobre um ‘novo normal’. No entanto, não de se trata de buscar uma normalidade dentro de novos padrões, mas de repensarmos nossos espaços e nos desafiarmos a inovar em estruturas, diretrizes e planejamento, de forma permanente”, afirmou a presidente Nísia Trindade Lima. “É fundamental que a instituição e seus trabalhadores estejam preparados e seguros para enfrentar essa e outras emergências sanitárias, que poderão acontecer, para defender a vida e o bem-estar em nossa sociedade".

O plano é um instrumento para enfrentar o desafio imposto pela pandemia de repensar as maneiras de convivência e ressignificação dos espaços. É também mais uma das numerosas frentes de atuação da Fiocruz na busca de soluções e respostas para esse enfrentamento. Estão elencadas no documento dez orientações gerais e princípios para o estabelecimento de uma nova rotina de trabalho e de convivência segura nos campi da Fundação, de acordo com deliberação do Conselho Deliberativo da Fiocruz, em 9/7.

Aprendizado coletivo

O documento ressalta que o Plano de Convivência envolve adaptação de processos e aprendizado coletivo organizacional. Traz determinações de ordem prática: restrição de circulação nos campi e distanciamento físico entre as pessoas; uso de barreiras; higiene pessoal e dos ambientes; identificação e isolamento de portadores da infecção e vigilância ativa; e proteção adicional de trabalhadores com maior risco.

Segundo o documento, devem ser usadas como referência as experiências internacionais e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para estabelecer critérios de distanciamento social e outras medidas de controle. As orientações das autoridades sanitárias locais também devem ser consideradas. No momento, já está estabelecido que museus e espaços de visitação permanecerão fechados.

As aulas presenciais continuam suspensas, assim como viagens a trabalho, que só devem ser realizadas em casos excepcionais. As reuniões continuarão a ser realizadas preferencialmente a distância. O uso de máscaras é obrigatório em todos os ambientes da instituição e há recomendações específicas para manter seguro o uso de ambientes como refeitórios, restaurantes e transporte coletivo institucional.

Participação e monitoramento

Concebido num modelo de gestão participativo e dinâmico, o plano será executado e monitorado da mesma forma, com participação ativa dos interlocutores das unidades. O documento prevê a manutenção de uma rede permanente que permita o acompanhamento das experiências implementadas e organizadas pelas unidades, de sucesso ou os desafios relacionados, de forma compartilhada.

O Plano foi elaborado com a perspectiva “de fortalecimento da interlocução das esferas de gestão com os pares internos e externos à instituição, gerando possibilidades de revisão a partir das abordagens das diversas disciplinas e dos atores envolvidos nesse enfrentamento”. O cuidado com os trabalhadores é prioritário: “Neste estado de pandemia muitas das atividades realizadas pela Fiocruz são consideradas essenciais (...) para a saúde pública, sendo a proteção dos trabalhadores uma necessidade absolutamente fundamental”, diz o texto.

Pessoas de grupos de risco relacionados no Plano de Contingência deverão permanecer em trabalho remoto. O documento indica procedimentos para pessoas com sintomas compatíveis com a Covid-19, trata do monitoramento de resultados dos exames e traz em anexo uma série de cartazes de orientação. Esse material deve ser amplamente utilizado nos diversos setores, pelos gestores e trabalhadores em geral. Clique aqui para baixar a primeira versão do plano Em defesa da vida – Convivência com a Covid-19 na Fiocruz. 

Voltar ao topoVoltar