17/11/2009
Efavirenz é a Fiocruz nessa luta
O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanginhos/Fiocruz) selou um acordo que garante a produção do Efavirenz, medicamento utilizado no tratamento da doença, para atender ao Ministério da Saúde em 2010. Na segunda-feira (23/11), o Instituto assinou um contrato com o Consórcio CNG, formado pelos laboratórios Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos, Nortec Química e Globe Química, para o fornecimento de 15 toneladas do insumo farmacêutico ativo (IFA) do antirretroviral.
O primeiro lote de Efavirenz produzido no país foi entregue por Farmanguinhos ao Ministério da Saúde em fevereiro deste ano. O genérico é resultado do primeiro licenciamento compulsório realizado no Brasil, decretado em maio de 2007. Até setembro de 2009, o Instituto entregou 15 milhões de comprimidos ao Ministério da Saúde, metade da demanda brasileira. Em 2010, a produção do Efavirenz deverá ser totalmente nacional, com Farmanguinhos como o principal fornecedor do medicamento.
Sobre o dia 1º de Dezembro - Uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) transformou o dia 1º de dezembro numa data que serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.