Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz promove bate-papos com autores na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Livros da Editora Fiocruz na SNCT 2019

31/10/2019

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Como parte da programação da 16ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no campus de Manguinhos, a Editora Fiocruz promoveu, nos dias 24 e 25 de outubro, três bate-papos entre autores e público. Alinhados ao tema geral da SNCT deste ano – “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável” – e aos diversos perfis de grupos que visitaram a Fiocruz durante o evento, os livros que fizeram parte das conversas desta edição foram O Jogo como Prática de Saúde; Saúde em Questão; Saúde, Ambiente e Sustentabilidade

Na quinta-feira (24/10), das 11h às 12h, o pesquisador Marcelo Simão de Vasconcellos, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), conversou com o público sobre O Jogo como Prática de Saúde. Lançado em 2018, o livro foi o primeiro título da coleção Fazer Saúde. Resultado de estudos iniciados há uma década a partir do doutorado do autor no Programa de Pós-Graduação de Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), a obra busca articular três campos do conhecimento: a saúde, a comunicação e os jogos.

O volume contempla uma proposta que valoriza os jogos como prática humana, favorecendo a participação social e considerando o potencial criativo para integrá-los às práticas de saúde com base em uma perspectiva plural de comunicação. Além de Marcelo, o livro tem como coautoras as pesquisadoras Inesita Soares de Araújo – orientadora do pesquisador no PPGICS – e Flávia Garcia de Carvalho, doutoranda no mesmo programa. Os três autores analisam temas diversos relacionados ao universo de jogos digitais: o histórico, as novas mídias, a gamificação da cultura, os jogos como terapia, os jogos no ensino e no cuidado em saúde, os jogos como espaço social de interlocução em saúde, os jogos nas escolas, entre outras abordagens.

Rodas de conversa na sexta-feira
Na sexta-feira (25/10), dois autores conversaram com os visitantes da 16ª SNCT na Fiocruz. Na parte da manhã, das 11h às 12h, Carlos Machado de Freitas falou sobre Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, título lançado em 2006 como parte da coleção Temas em Saúde da Editora Fiocruz. Escrito em coautoria com o pesquisador Marcelo Firpo Porto, o livro tem forte caráter informativo – em consonância com os preceitos da coleção, que dissemina para estudantes, profissionais e leitores em geral os conceitos e conteúdos fundamentais das áreas da saúde – e apresenta uma visão abrangente dos problemas de saúde e ambiente que vêm marcando cada vez mais as sociedades modernas. Com pesquisas desenvolvidas desde a década de 1990, os autores investigam interfaces entre questões de saúde e ambiente com o intuito de apontar futuros propícios para a promoção da vida. Carlos Machado é pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). 

À tarde, encerrando a participação da Editora Fiocruz na programação da SNCT 2019, Francisco Inácio Bastos participou de bate-papo das 15h30 às 16h30. O autor debateu Saúde em Questão, manuscrito lançado em 2011 em coedição com a Claro Enigma, selo do Grupo Companhia das Letras. Com linguagem bastante acessível, a obra fornece um roteiro de respostas que ajudam o público a entender o que é saúde e como fazer para preservá-la. Pesquisador do Icict/Fiocruz e especialista em epidemiologia, Bastos conduz os leitores, ao longo do livro, numa viagem panorâmica pelos fundamentos da saúde, analisando aspectos químicos, biológicos, psíquicos e sociais e delineando, de forma sensível, os contornos básicos da vida humana e como conservá-la num mundo repleto de doenças e outras ameaças ambientais.     

Todos os bate-papos da Editora Fiocruz foram realizados no Lounge da Tenda SNCT, ao lado do Museu da Vida, no campus-sede da Fiocruz. As atividades foram gratuitas e receberam os mais diversos públicos, incluindo escolas dos ensinos fundamental e médio e instituições de ensino superior.

Clique aqui para saber mais sobre a SCNT 2019 na Fiocruz e confira a programação completa!      

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz – Editora Fiocruz
Local: Lounge da Tenda SNCT  
Endereço: Campus Manguinhos, Avenida Brasil, 4.365 (Rio de Janeiro, RJ)  

24/10, quinta-feira (manhã) 
Bate-papo com autores
Autor: Marcelo Simão de Vasconcellos (Livro: O Jogo como Prática de Saúde | Coleção Fazer Saúde)
Horário: 11h às 12h

25/10, sexta-feira (manhã) 
Bate-papo com autores
Autor: Carlos Machado de Freitas (Livro: Saúde, Ambiente e Sustentabilidade | Coleção Temas em Saúde)
Horário: 11h às 12h

25/10, sexta-feira (tarde)
Bate-papo com autores
Autor: Francisco I. Bastos (Livro: Saúde em Questão | coedição Claro Enigma, selo da Companhia das Letras)  
Horário: 15h30 às 16h30

Voltar ao topoVoltar