Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz marca presença em eventos da Associação Brasileira das Editoras Universitárias

Reunião Abeu 2022

17/05/2022

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Editora Fiocruz participou, de 9 a 12 de maio, da 34ª Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) e do 4º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica. Ambos os eventos foram realizados concomitantemente, na sede da Fundação Editora Unesp (Universidade Estadual Paulista), em São Paulo.

No dia 10 de maio, a Editora Fiocruz realizou uma participação tripla nos eventos. Na parte da manhã, a jornalista Vanessa Freitas, assessora de comunicação da Editora, fez a apresentação Editoras Universitárias: acervo bibliográfico, baseado em pesquisa desenvolvida por ela no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/Uerj). "Apesar de a produção literária sobre as editoras universitárias ser recente em relação a outros campos de estudo, é possível afirmar que existe um conjunto consistente de obras que podem contribuir tanto para o trabalho de pesquisadores, quanto de profissionais que atuam ou que desejam atuar na edição universitária", afirmou.

À tarde, a jornalista e relações públicas Marcella Vieira, também assessora de comunicação, apresentou o trabalho Canal da Editora Fiocruz no YouTube: divulgação de conhecimento científico em saúde em tempos de pandemia. A apresentação abordou uma das principais estratégias de comunicação da Editora no período 2020-2021, contemplando dados e informações sobre os produtos audiviosuais que vêm sendo produzidos pela Editora.

Por fim, o editor executivo João Canossa participou da roda de conversa O presente: a pandemia e seus desdobramentos, na qual falou sobre os muitos desafios enfrentados pela Editora Fiocruz e pelas instituições científicas em tempos de Covid-19. Canossa esteve ao lado de Abel Packer, diretor do Programa SciELO/Fapesp, e Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade responsável pelas organizações do Prêmio Jabuti e da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. 
 
Público multiplataforma e bibliodiversidade
Nos dias 11 e 12/5, diversos outros debates e apresentações sobre as atividades de editores acadêmicos e profissionais do ramo foram realizados, com contribuições para o aperfeiçoamento das políticas do livro e da leitura no país. No encerramento dos eventos, o bate-papo O futuro da edição acadêmica no mundo contou com a mediação da presidente da Abeu, Rita Virgínia Argollo, e com as participações dos debatedores internacionais Leandro Sagastizábal, professor da Universidade de Buenos Aires (Argentina), e Sayri Karp, professora da Universidade de Guadalajara (México) e atual presidente da Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe (Eulac). A mesa contou ainda com a presença de Jézio Gutierre, diretor-presidente da Editora Unesp.

Para Rita, respeitar e compreender as diferenças entre os muitos tipos de leitores é fundamental em um contexto de profundas transformações. "O cenário não é futuro; o cenário é presente. A gente já vive e convive com o público multiplataforma. É um desafio conhecermos melhor os nossos públicos", ressaltou Argollo, que é também diretora da Editus, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), na Bahia.

Já Sayri Karp destacou o potencial transformador da leitura e das universidades. "São tempos de promover a bibliodiversidade, de ampliar os públicos leitores. Tempos para intervir com conteúdos críticos que desafiam e promovam a mudança. As universidades têm a possibilidade de gerar transformação, participando da democratização do conhecimento e, dessa forma, cumprindo uma importante função social. A edição universitária é um veículo para isso, para tornar visível o invisível", concluiu. 

Após o término das falas, a Abeu prestou uma homenagem à Flávia Rosa, ex-presidente e atual diretora de Difusão Editorial da Abeu. Com mais de quatro décadas de dedicação à instituição, Rosa é também diretora da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e professora titular da Escola de Belas Artes da UFBA. João Canossa participou da homenagem e ressaltou a importância da profissional para a história das editoras universitárias do país. 

➡️ Mais informações sobre os eventos da Abeu estão no site www.reuniaoanualabeu.com.br.
 

Voltar ao topoVoltar