Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Editora Fiocruz celebra o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas com ação promocional

Capa de A Cosmopolítica da Gestação, do Parto e do Pós-Parto: autoatenção e medicalização entre os índios Munduruku

03/02/2020

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

Em 2008, o Brasil oficializou uma das mais importantes datas do calendário de reivindicações de movimentos sociais e de direitos humanos de grupos minoritários. Desde então, o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas – instituído pela Lei Nº 11.696 – vem sendo celebrado anualmente em 7 de fevereiro.

A data especial promove conscientização e acende debates sobre importantes pautas ligadas aos povos originários, como a demarcação de terras, questões de saúde e educação nas aldeias, além de violações contra a população indígena do Brasil. 

A fim de celebrar a importância do Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas e de fortalecer a mobilização pelo reconhecimento integral dos direitos dos povos indígenas, a Editora Fiocruz favorece o acesso a livros relacionados à saúde indígena com desconto de 20% em títulos selecionados.
 
A ação promocional ocorre de 3 a 7 de fevereiro, em nossa Livraria Virtual e em três pontos físicos: sede da Editora (Prédio da Expansão da Fiocruz), livraria da Editora no campus Manguinhos e livraria da Editora na Fiocruz Brasília. 
     
Coleção Saúde dos Povos Indígenas
Os nove títulos selecionados pela Editora para a promoção abordam temáticas levantadas por importantes pesquisadores da área de saúde indígena. Questões como demografia, antropologia, identidades e atenção diferenciada fazem parte da lista de obras que merecem destaque na comemoração da data. 

Sete livros integram a coleção Saúde dos Povos Indígenas, uma das mais tradicionais do catálogo da Editora Fiocruz, cujo primeiro lançamento foi em 2003 com o título Poder, Hierarquia e Reciprocidade: saúde e harmonia entre os Baniwa do Alto Rio Negro. A coleção publica estudos originais, de autores e pesquisadores nacionais e estrangeiros, sobre as muitas facetas do processo saúde-doença dos povos originários.

Seja no meio acadêmico ou na área de serviços de saúde, com o Sistema Único de Saúde (SUS) em perspectiva, as pesquisas sobre saúde indígena estão em expansão e a coleção busca divulgar e amplificar a circulação desses estudos. Entre os autores da coleção há docentes e profissionais que são referência na temática, como Luiza Garnelo, pesquisadora titular do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia), e Ricardo Ventura Santos, integrante do Conselho Editorial da Editora Fiocruz e pesquisador titular da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), recém-eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Livros selecionados
Entre as obras não pertencentes à coleção, duas integram a ação promocional: Atenção diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro, lançamento de 2019 da coleção Fazer Saúde, e Identidades Emergentes, Genética e Saúde: perspectivas antropológicas, livro de 2012 publicado em coedição com a Editora Garamond Universitária, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). 

Confira a lista dos livros com desconto de 20% no período de 3 a 7 de fevereiro:

•    Atenção diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro (coleção Fazer Saúde)
•    Cosmopolítica da Gestação, do Parto e do Pós-Parto: autoatenção e medicalização entre os índios Munduruku (coleção Saúde dos Povos Indígenas)
•    Entre Demografia e Antropologia: povos indígenas no Brasil (coleção Saúde dos Povos Indígenas)
•    Identidades Emergentes, Genética e Saúde: perspectivas antropológicas (coedição Garamond; apoio Faperj)
•    Medicinas Indígenas e as Políticas da Tradição: entre discursos oficiais e vozes indígenas (coleção Saúde dos Povos Indígenas)
•    Processos de Alcoolização Indígena no Brasil: perspectivas plurais (coleção Saúde dos Povos Indígenas)
•    Poder, Hierarquia e Reciprocidade: saúde e harmonia entre os Baniwa do Alto Rio Negro (coleção Saúde dos Povos Indígenas)
•    Saúde Indígena em Perspectiva: explorando suas matrizes históricas e ideológicas (coleção Saúde dos Povos Indígenas)
•    Transformação e Persistência: antropologia da alimentação e nutrição em uma sociedade indígena amazônica (coleção Saúde dos Povos Indígenas) 

A ação promocional é válida nos seguintes pontos:

  • Livraria Virtual
    Acesse: www.livrariaeditorafiocruz.com.br

  • Livraria da Editora no campus Manguinhos
    Endereço: Avenida Brasil, 4.365, Prédio da Asfoc-SN, Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ

  • Prédio da Expansão da Fiocruz
    Endereço: Avenida Brasil, 4.036 - Térreo - Sala 112, Manguinhos – Rio de Janeiro/RJ

  • Livraria da Editora na Fiocruz Brasília
    Endereço: Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro Gleba A, Brasília/DF

Voltar ao topoVoltar