Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Edição de dezembro da 'Radis' alerta para riscos de desastres naturais


02/12/2013

Compartilhar:

A revista Radis (edição 135/dezembro de 2013) está on-line. Na capa, um alerta para os desastres naturais e seus riscos. A reportagem de Liseane Morosini chama atenção para as consequências de curto, médio e longo prazo que chuvas, enchentes, desmoronamentos e outros fenômenos podem causar, quando não há uma cultura de cuidado e prevenção. 

"Desde 2010, a Defesa Civil do Rio de Janeiro realiza ações para prevenção do risco de desastres. Entre elas, estão monitoramento das áreas que podem ser afetadas, reflorestamento de encostas, realização de simulados, atuação junto a alunos e professores das escolas municipais, obras estabilizantes, reassentamento de moradores e capacitação de agentes comunitários de saúde, considerados fundamentais na formação de uma cultura de prevenção e no auxílio à resposta a emergências", reforça a reportagem.

Além deste tema, a revista traz debates sobre gravidez na adolescência e seu impacto na economia, com base nos dados do relatório divulgado pelo Fundo de População das Nações Unidas, o qual mostra que o Brasil deixa de acrescentar US$ 3,5 bi (mais de R$ 7 bilhões) à sua riqueza nacional por ano devido à gravidez de milhares de adolescentes.

A publicação traz ainda traz uma discussão sobre a ampliação do tratamento da Aids, já que, em notícia recente, o Ministério da Saúde informou que vai tratar pacientes adultos com antirretrovirais, logo quando a infecção por HIV tiver sido diagnosticada, independentemente da carga viral.

A Radis chama atenção também para ações urgentes contra a tuberculose. "O Relatório global da tuberculose 2013, publicado (23/10) pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apontou que mais de 22 milhões de pessoas foram salvas pelo programa de tratamento da tuberculose (TB) e que o número dos que tem a doença caiu, em 2012, para 8,6 milhões - com 1,3 milhões de mortes a menos que no relatório anterior", ressalta a reportagems.

Estas e outras reportagens estão na Radis. Acesse.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar