18/11/2013
Está disponível em acesso aberto o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2013. O documento reúne dados sobre a segurança pública, além de informações sobre o padrão de atuação das polícias civil e militar brasileiras. Um dos artigos da publicação traz à tona o conceito de vitimização. No texto, as pesquisadoras Cecília Minayo e Edinilsa Ramos, do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli da Escola Nacional de Saúde Pública (Claves/Ensp/Fiocruz) apontam que enquanto a sociedade reclama da letalidade produzida pelos policiais contra a população, eles também estão morrendo violentamente em elevadas proporções.
Elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com diversas instituições, a publicação traz questões cotidianas relacionadas ao crime e à violência, ressalta a ideia de que o sistema de segurança brasileiro é ineficiente, paga mal aos policiais e convive com padrões operacionais inaceitáveis de letalidade e vitimização policial, com baixas taxas de esclarecimentos de delitos e precárias condições de encarceramento.
O artigo Sob Fogo Cruzado I: vitimização de policiais militares e civis brasileiros, de Cecília Minayo e Edinilsa Ramos, aborda o conceito de vitimização, que de modo amplo e abrangente, refere-se a policiais que sofrem lesões e traumas no exercício da profissão e às consequências que os fatos traumáticos trazem para si, para sua saúde, sua família, seus relacionamentos e o desempenho de sua profissão.
Acesse o Anuário na íntegra.