Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Drogas e atenção básica: Caminhos do Cuidado é lançado em Brasília


23/10/2013

Fonte: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

Será realizado nesta quarta-feira (23/10), em Brasília, o lançamento nacional do projeto Caminhos do Cuidado, que prevê a formação de mil tutores de aprendizagem. A base do curso é a política do Ministério da Saúde de atenção integral e o cuidado com as pessoas que fazem o uso prejudicial de drogas, norteados pela redução de danos aos usuários. Esses curadores serão responsáveis pela capacitação de todos os agentes comunitários de saúde (ACS) do país, além de um auxiliar ou técnico de enfermagem por cada equipe de saúde da família. Ao todo, 290.760 profissionais da saúde serão preparados para que estejam aptos para auxiliar familiares e usuários de crack, álcool e outras drogas.

A formação dos tutores e alunos será realizada de forma descentralizada nos estados da federação, respeitando-se as especificidades de cada região. Este projeto está inserido no plano integrado de combate às drogas “Crack, é possível vencer”, sob a responsabilidade da Casa Civil, e prevê a participação de outros ministérios e órgãos do Governo.

Inicialmente, o projeto começou nos estados do Acre, Distrito Federal, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Houve a formação de 37 orientadores de aprendizagem e 242 tutores, que tiveram 40 horas de formação presencial e terão 80 horas de acompanhamento de Ensino a Distância (EAD), totalizando 120 horas de formação.

O valor total do investimento, distribuído nos seis estados, de acordo com o número de agentes comunitários de saúde, é de R$ 115 milhões.

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) é responsável pela coordenação executiva do projeto, e o Centro de Educação Tecnológica e de Pesquisa em Saúde - Escola GHC do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, responde pela coordenação pedagógica e secretaria acadêmica. O projeto tem ainda como parceiros alguns setores do Ministério da Saúde, como os Departamentos de Gestão da Educação na Saúde (Deges), de Atenção Básica (DAB) e de Saúde Mental.

Informações sobre o projeto estão disponíveis em www.caminhosdocuidado.org .

Serviço:

Lançamento do projeto Caminhos do Cuidado
Data: 23 de outubro de 2013
Horário: 10h às 12h
Local: Sala Vera Cruz do Centro de Eventos e Convenções Brasil 2, SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul Brasília, DF

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar