Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Documentário sobre processo democrático da Fiocruz será lançado hoje (14/5)


05/05/2014

Por: Daniela Muzi/Icict

Compartilhar:

Uma instituição pública que elege os seus dirigentes, assim é a Fiocruz. Essa singularidade deu origem ao documentário média-metragem Democracia Fiocruz, nova produção da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz que retrata o processo democrático da Fundação. O filme dirigido pelo pesquisador Eduardo V Thielen será lançado em sessão aberta ao público no próximo dia 14/5, às 13h30, no Auditório do Museu da Vida, integrando as comemorações do mês do trabalhador e dos 114 anos da Fiocruz.

A maratona de gravações incluiu desde a inscrição das candidaturas, a campanha, a apuração, até as posses do presidente e diretores das unidades da Fiocruz. Ao todo foram 28 horas de material que contém entrevistas dos ex-presidentes após a gestão do sanitarista Sergio Arouca; dos candidatos à presidência em 2013, Paulo Gadelha e Tânia Araújo-Jorge; trabalhadores, estudantes e usuários da Fiocruz. Além de imagens históricas do acervo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz que ajudaram a narrar o período de quase 30 anos de democratização da Fundação. 

O cuidado com a produção se deu desde as primeiras gravações, quando toda a equipe envolvida na produção não divulgou o voto ou manifestou-se acerca dos candidatos, e se estendeu até o processo de edição, em que cada fala dos candidatos foi cronometrada para que não houvesse um desequilíbrio em exposição de tela. Ao longo do documentário de 50 minutos, os candidatos aparecem a mesma quantidade de vezes e com o mesmo tempo fala. “São questões que fazem parte da dimensão ética do documentário, pois não queríamos interferir na campanha. Toda a divulgação de imagens e lançamento do filme só seriam realizados após a posse da atual gestão”, explica o diretor. 

Apesar de o resultado das eleições da Fiocruz já ser conhecido, quem assistir ao filme irá se surpreender com o resultado do documentário, que guarda muitos momentos de tensão e de emoção, além contar uma parte da história da Fundação Oswaldo Cruz, que se mistura com o processo e redemocratização do Brasil. 

O evento de lançamento de Democracia Fiocruz é uma realização da VideoSaúde em parceria com o Sindicato de Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), integrante das atividades do Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde (Neavs), que promove encontros para a apresentação e debate de estudos, pesquisas e prática profissional do audiovisual em saúde. A mesa de abertura contará com a presença do presidente da Fundação, Paulo Gadelha, do presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido, da vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade e do diretor do Icict, Umberto Trigueiros. Após a projeção do filme haverá um debate com a professora do CPDOC da FGV Dulce Pandolfi; com o ex-presidente da Fiocruz Carlos Morel; com o ex-presidente da Asfoc e coordenador do Programa Radis (Ensp/Fiocruz), Rogério Lannes, com o diretor filme, Eduardo V Thielen (Icict/Fiocruz) e a vice-presidente da Asfoc-SN, Justa Helena Franco, como mediadora. 

O Museu da Vida está localizado na Avenida Brasil, nº 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar