Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Documentário 'Rey, ciência em defesa da vida' ganha exibição no Canal Curta!


15/01/2024

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O Canal Curta! selecionou o documentário Rey, ciência em defesa da vida para exibir em sua programação de janeiro. Produzido pela VideoSaúde Distribuidora, o vídeo narra a trajetória de Luis Rey, parasitologista e pesquisador da Fiocruz, mostrando sua atuação na Amazônia, nos anos 1940, para onde levou jovens para conhecer a realidade do país. Durante a ditadura militar, Rey foi proibido de ensinar e pesquisar. No exílio por 18 anos, seguiu combatendo as doenças da pobreza em diversos países. Ele foi consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) por 13 anos.


O parasitologista e pesquisador da Fiocruz Luis Rey (foto: IOC/Fiocruz)

Já exibido inclusive na TV Senado, o documentário tem a direção de Wagner Oliveira, da VideoSaúde Distribuidora, e de Marina de Castro Ferreira Saraiva Carvalho, do Instituto Oswaldo Cruz, ambos da Fiocruz. 

Para Claudia Lima, coordenadora de Distribuição, a VideoSaúde sempre busca disponibilizar as produções audiovisuais próprias (acervo) e sempre que possível, também, as produções de terceiros. "O Canal Curta! já era um parceiro antigo, mas eventual. Alguns anos atrás, exibiu o filme O fim do silêncio, de Theresa Jessouroun”. 

A VideoSaúde estabeleceu então estratégias de popularização e distribuição e, segundo Claudia Lima, com a contribuição da Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde foi possível impulsionar a retomada da parceria com o Canal Curta!. O agenciador foi o editor executivo do Selo Fiocruz Vídeo e coordenador da Plataforma, Wagner Oliveira.


Frame do documentário Rey, ciência em defesa da vida

Em 2022, o Canal Curta! exibiu o filme O índio cor de rosa contra a fera invisível: a peleja de Noel Nutels. Para 2024, além do documentário Rey, ciência em defesa da vida, a VideoSaúde também estará com vídeos na plataforma educacional de streaming de vídeo sob demanda Curta! Educação. As produções que serão exibidas são: Mudando o mundo – Zé Gotinha; Mudando o mundo – Carlos Chagas; A importância das vacinas e Todos juntos contra as doenças negligenciadas – Dengue. “A ideia é após finalização do licenciamento, as produções audivisuais passem a compor uma grade de filmes disponíveis para atividades escolares”, explica Claudia Lima.

Em vista, outras parcerias como Em foco UnBTV, TV Senado, Sesc TV e demais exibidoras públicas e comunitárias. 

No Canal Curta!, a exibição de Rey, Ciência em Defesa da Vida será nos dias:  

15/01/2024 - 2ª feira - 18h
16/01/2024 - 3ª feira - 4h
16/01/2024 - 3ª feira - 12h
17/01/2024 - 4ª feira - 6h
21/01/2024 - Domingo - 3h30
21/01/2024 - Domingo - 18h 

Rey, Ciência em Defesa da Vida (promo):

O Canal Curta! pode ser assistido nos canais 56/556 da Claro/NET, 75 na Oi TV, 664 na Vivo TV e em algumas operadoras da Neo TV.

Voltar ao topoVoltar