Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Documentário e debate marcam programação na COC


27/09/2005

Compartilhar:

Homo Sapiens 1900, de Peter Cohen, será exibido no dia 29 de setembro

O documentário Homo Sapiens 1900, do diretor sueco Peter Cohen, será exibido no dia 29 de setembro, às 10h, dentro da série Encontro às Quintas, promovida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC). Com duração de 85 minutos, a obra é construída a partir de arquivos de fotos e filmes e trata dos movimentos eugênicos da primeira metade do século 20 nos Estados Unidos, Alemanha, Suécia e  União Soviética.

Após a exibição, haverá um debate sobre o documentário e sobre o recém-lançado livro A hora da eugenia de Nancy Stepan (Editora Fiocruz, 2005) com Ricardo Ventura Santos (Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e Museu Nacional), Gilberto Hochman (COC) e Marcos Chor Maio (COC).

Homo Sapiens 1900 reúne documentos oficiais que mostram que a eugenia e a limpeza racial eram encaradas como formas de aperfeiçoamento da espécie humana para a criação de um novo homem. Na Alemanha, a limpeza racial passava pelo corpo, pela perfeição e beleza física, enquanto na União Soviética, tinha como foco o cérebro e o intelecto. Nos dois países, a eugenia teve conseqüências fatais e na Alemanha foi a base das teorias que justificaram o Holocausto.

A COC fica na Avenida Brasil, 4.036, prédio da expansão, sala 408, Manguinhos, Rio de Janeiro.

Voltar ao topoVoltar