Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Documentário da VideoSaúde sobre tuberculose concorre em festival na Nicarágua


08/05/2017

Compartilhar:

Por: Daniela Muzi (VideoSaúde/Icict/Fiocruz)

O documentário Herança Social, de Christian Jafas, realizado pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cine, Ciudad y Arquitetura (Fecciarq), que será realizado no final de maio na Nicarágua.

A segunda edição do festival, sob o tema Por cidades humanizadas e sustentáveis, selecionou 23 filmes de curta e média metragem, apenas dois foram brasileiros. “É uma oportunidade para o filme circular além do setor saúde, ampliando o debate sobre a determinação social da saúde”, comemora o diretor.  

Herança Social traz imagens de ontem e hoje, revelando que quase nada mudou quanto às condições de vida dos moradores de lugares onde os direitos fundamentais do ser humano não chegam, o que só faz crescer os casos de tuberculose numa das principais capitais do país, o Rio de Janeiro. A produção reafirma que hereditária é a situação social e não a doença".

O documentário é um dos três que integram a série sobre Determinantes Sociais da Saúde, da VideoSaúde Distribuidora, lançada em julho de 2016, que está disponível no catálogo do Selo Fiocruz Vídeo e em DVD na Editora Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar