Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Documentário da VideoSaúde é selecionado para mostra de cinema ambiental


21/02/2014

Por: Daniela Muzi/Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O documentário Chapada do Apodi - morte e vida, realizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em coprodução com a VideoSaúde, integra a seleção oficial de filmes da 3ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental que acontece de 20 a 27 de março, na cidade de São Paulo. A mostra apresenta longas, médias e curtas-metragens focados na temática ambiental, oriundos de mais de 30 países, grande parte deles inéditos no Brasil, além de uma retrospectiva histórica e uma homenagem.

O homenageado será o jornalista Washington Novaes, cuja atuação é voltada para os temas de meio ambiente e povos indígenas. Novaes, que já foi Secretário de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal nos anos de 1991 e 1992, recebeu vários prêmios internacionais e nacionais de jornalismo e televisão, e também o Prêmio Unesco de Meio Ambiente 2004 e o Prêmio Prof. Azevedo Netto 2004, conferido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Atualmente, é colunista dos jornais O Estado de São Paulo e O Popular, consultor de jornalismo da TV Cultura, documentarista e produtor independente de televisão. A retrospectiva histórica desta edição da mostra traz filmes do diretor e roteirista japonês Kaneto Shindo, que morreu em 2012 aos 100 anos.

Chapada do Apodi – morte e vida revela o embate que ocorre na divisa dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte entre os agricultores familiares e os projetos de expansão do agronegócio das monoculturas na região, além de abordar a contaminação de trabalhadores por agrotóxicos. O vídeo é dirigido por Thiago Carvalho e conta com a fotografia de Paulo Castiglione (VideoSaúde/Icict). A produção está disponível na internet e na VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Os interessados podem solicitar cópias pelo e-mail videosaude@icict.fiocruz.br ou pelos telefones (21) 2290-4745 e 3882-9109.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar