19/05/2023
Giana Pontalti (Cogepe)
Cinco gestantes, uma avó e um pai participaram na terça-feira, dia 16/5, de mais um encontro do Diálogos com a Enfermagem, projeto que oportuniza a troca de informações e conhecimentos sobre a gestação e os primeiros meses de vida dos recém-nascidos. Futuras e recentes mamães e papais são bem-vindas (os) aos encontros.
O Diálogos de maio teve como tema “Nasceu, e agora?”. Durante a tarde de terça-feira, a enfermeira Ísis dos Santos, do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe), explicou quais são os primeiros cuidados no primeiro dia de vida do (a) bebê. Ísis falou sobre as vacinas, o teste do pezinho e a amamentação. Ela comentou da rotina da troca de fraldas, da limpeza do coto umbilical e das narinas e orientou sobre os banhos iniciais. Ísis, que é mãe de Alice, explicou sobre as posições confortáveis para o(a) bebê dormir e apresentou a tabela do soninho.
Os 10 passos da teoria da exterogestação também foram destacados no evento. Ísis falou, ainda, dos sinais de alerta e dos primeiros socorros. Por fim, conversou sobre os motivos pelos quais os (as) bebês e as mães choram.
Ao final do evento, a enfermeira convidou os participantes para abençoar as gestantes que logo darão à luz. “A gente sempre faz uma roda para desejar coisas boas às mamães que se aproximam do dia do parto”, explicou Ísis. “Sempre ouvi dizer que devemos desejar uma boa hora às mamães”, disse Flávia Lessa, médica do trabalho.
O Diálogos com a Enfermagem é um projeto do Programa Fiocruz Saudável, lançado em 2018. O projeto completa cinco anos neste mês de maio. Todos os trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz podem participar dos encontros, independente do vínculo institucional. O próximo encontro será on-line, no dia 31 e terá como tema Maio furta-cor, campanha de apoio à saúde mental materna.