Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Dia Mundial de Luta Contra a Aids: campanha nacional incentiva o diagnóstico precoce


30/11/2012

Compartilhar:

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é lembrado em 1º de dezembro. Este ano, a campanha oficial do Ministério da Saúde traz o slogan Não fique na dúvida, fique sabendo, que atenta para o diagnóstico precoce da infecção pelo HIV.

A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos), produz os testes para diagnóstico da infecção por HIV, que podem ser realizados gratuitamente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em outras unidades das redes públicas de saúde, incluindo maternidades.

Desenvolvido por Biomanguinhos, um tipo de exame é capaz de comprovar o diagnóstico do HIV em cerca de 20 minutos. Com margem mínima de erro, o kit garante vários benefícios aos portadores da doença, que vão da agilidade no diagnóstico ao desempenho.

Os testes rápidos permitem que o paciente, no mesmo momento que faz o teste, tenha conhecimento do resultado e receba o aconselhamento pré e pós-teste. O MS lembra que o tempo necessário para que o exame de Aids detecte a presença do HIV no sangue é de quatro a 12 semanas depois de adquirido o vírus, com período médio de dois meses, tempo conhecido como janela imunológica.

Atualmente, 70% dos pacientes que vivem com Aids no Brasil, e estão em terapia antirretroviral, apresentam cargas virais indetectáveis, ou seja, vivem mais, conforme apontam dados do Ministério da Saúde. 

Voltar ao topoVoltar