Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Dia Mundial da Bioética é celebrado na Fiocruz (19/10)


15/10/2018

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

Solidariedade e cooperação é o tema de 2018 do Dia Mundial da Bioética proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Engajados na proposta, a unidade do Rio de Janeiro, sediada na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), da Rede Internacional da Cátedra da Unesco de Bioética da Universidade de Haifa e o Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) vão realizar, em 19 de outubro, a partir das 9h, na escola, uma mesa de discussões que abordará a questão. A atividade é voltada para os alunos do programa, no entanto é aberta a todos os interessados. A inscrição prévia não é necessária.
 
Segundo o coordenador-geral do PPGBIOS e pesquisador da Ensp, Sergio Rego, com o tema proposto para celebrar este ano o aniversário da aprovação da Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos, a Unesco enfatiza seu compromisso educacional com a busca da construção de um outro mundo que não apenas o possível, mas o necessário, que evidencie a perspectiva do 'viver juntos'.  
 
O dia começará com uma homenagem à professora Rita Leal Paixão em razão de suas contribuições ao desenvolvimento da bioética no Brasil. Logo em seguida, haverá a exibição do filme Solidarity and cooperation. A atividade seguinte será a realização do painel de discussões, cujos temas propostos são: solidariedade, cooperação e povos indígenas, com Ana Lúcia Pontes; Contribuição da educação para a formação de pessoas mais solidárias e cooperativas, com Andréia Patrícia Gomes; e Solidariedade e cooperação interespécies, com Daniel Braga Lourenço.
 
O PPGBIOS é realizado pela Ensp em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar