03/04/2014
Em 2010 foi aprovada pelo Governo Federal a Lei 12.305, que proíbe o descarte de resíduos sólidos nos lixões municipais. Na ocasião, foi concedido às prefeituras um prazo de quatro anos para adaptação. Há poucos meses do fim deste período, a Revista Radis 139 apresenta um amplo diagnóstico sobre o atual momento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
De acordo com levantamento feito pela Radis, apenas metade dos municípios brasileiros elaboraram seus planos de gestão de resíduos. A matéria apresenta também dados sobre a coleta seletiva, o trabalho feito pelos catadores e o caso do município de Ourinhos, considerado um exemplo de inclusão social dos catadores na implementação da PNRS. A revista traz ainda uma entrevista com Geraldo Abreu, diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental e mostra o melhor destino para o lixo.
Outros destaques da Radis são o risco de doenças transmitidas por vetores como mosquitos, moscas, carrapatos e outros insetos, os 30 anos da campanha “Diretas já!”, uma homenagem ao trabalho realizado pela socióloga Maria Cecilia Donnagelo, falecida em 1983, o caminho da reforma psiquiátrica no Brasil e uma carta aberta escrita pelo deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ) sobre o triste episódio que envolveu o menino Alex, espancado até a morte por seu pai porque gostava de lavar louça.
Mais em outros sítios da Fiocruz
Mais na web