Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Desinformação é o tema do Sala de Convidados (9/6)


08/06/2022

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

Desinformação é a informação produzida, falsa ou imprecisa, que circula com a intenção deliberada de manipular. Essa informação pode ser baseada em acontecimentos reais ou fatos científicos, mas é refeita ou inserida fora do contexto original para parecer verdade. 

Nesse sentido, as fake news são outra categoria de informação falsa. Com a intenção de enganar, as notícias sem checagem, com erros, são disseminadas com a roupagem de notícia jornalística para gerar credibilidade. O termo ganhou destaque na eleição de 2016 para a presidência dos Estados Unidos, como estratégia do então candidato Donald Trump e se popularizou ainda mais na pandemia de Covid-19. 

E no contexto em que os fatos são comprometidos outro termo que ficou conhecido é infodemia. A infodemia é o excesso de informações associadas a um mesmo assunto, que se multiplicam rapidamente quando há um evento específico. A pandemia é um exemplo claro desse fenômeno. Não faltaram desinformações e fake news, que ainda circulam em menor escala, jogando contra o enfrentamento da crise de saúde pública, com resultados nocivos à população.

Além da pandemia, a corrida este ano para a presidência no Brasil traz a possibilidade de termos de volta o cenário agudo de informações enganosas, que conta sempre com uma forte aliada: as redes sociais. Mas nem tudo são dores no universo digital, e o Sala de Convidados desta semana apresenta possibilidades para cidadãos e cidadãs ficarem atentos a esse turbilhão de notícias prestes a circular daqui a alguns meses. Uma delas é o assistente virtual BOT, lançado em 2020 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está disponível novamente nesta eleição. 

No estúdio, a apresentadora Yasmine Saboya também vai trazer informações em conversa, ao vivo e a distância, nesta quinta-feira (9/6), das 11h às 12h, com a pesquisadora em Comunicação e Saúde do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde (Laces/Icict/Fiocruz), Claudia Galhardi; a secretária-executiva do Intervozes, Viviane Rosa; e o professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Wedencley Alves.

Você é o nosso quarto convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais, pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122 e pelo 0800 701 8122 (ligação gratuita). As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, a frequência do Canal Saúde é 4085 e o symbol rate 4400. É necessário ajustar o receptor da parabólica nessas configurações para sintonizar o canal. 

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar