Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Desigualdade racial e doenças mentais são destaques dos Cadernos de Saúde Pública


10/10/2005

Compartilhar:

Doenças mentais e desigualdade racial são destaques dos Cadernos de Saúde Pública

A edição de outubro dos Cadernos de Saúde Pública, editados pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), traz artigos sobre a área de saúde coletiva, com destaque para questões como desigualdade racial, doenças mentais, gestão, saúde infantil e doenças tropicais e infecciosas. Os textos completos estão disponíveis no sítio da publicação apenas para assinantes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Um dos destaques da edição é o artigo Vítimas da cor: homicídios na região metropolitana de São Paulo, que mostra como os níveis de escolaridade e de renda são mais importantes para a exposição a assassinatos que a variável etnia. As desigualdades raciais também são tratadas na seção Fórum, que inclui discussões sobre a relação entre etnia e saúde.

Os artigos  sobre doenças mentais discutem temas como a baixa qualidade de vida dos esquizofrênicos, a relação entre depressão e consumo de álcool, distúrbios psíquicos entre professores e os casos de recusa de desospitalização psiquiátrica. Na área de saúde materno-infantil, são abordadas questões como baixo peso de recém-nascidos, alimentação saudável entre crianças e duração do aleitamento materno.

A gestão em saúde é tratada em dois trabalhos, que analisam o desempenho gerencial da área no Mato Grosso do Sul e o processo de e as práticas decisórias na Bahia. Já o artigo Adesão ao tratamento anti-retroviral: um estudo qualitativo com médicos do Rio de Janeiro aponta problemas na relação entre médico e paciente como as principais barreiras para o sucesso do tratamento.

A publicação ainda traz estudos epidemiológicos sobre esquistossomose, doenças pulmonares e cáries entre adolescentes, além de um histórico da doença meningocócica  em São Paulo durante o século 20. No sítio dos Cadernos de Saúde Pública ainda é possível solicitar assinaturas e submeter artigos.

Voltar ao topoVoltar