Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Desafios da sustentabilidade do SUS são tema de debate na Fundação


11/06/2013

Compartilhar:

A Diretoria de Planejamento Estratégico (Diplan) da Fundação e a Editora Fiocruz realizam, na próxima terça-feira (18/6), na Escola Politécnica, a mesa-redonda Desafios da Sustentabilidade do SUS, com Carlos Octávio Ocké-Reis, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e autor do livro SUS: o desafio de ser único, publicado pela Editora Fiocruz. O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição prévia.

Participam, como debatedores, a professora Fátima Silianski, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ), e o professor Nelson Rodrigues dos Santos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa).

O debate sobre a sustentabilidade do SUS, que motivou a organização da mesa, traz em seu bojo grandes desafios. Um deles é o desafio do financiamento, da sustentabilidade econômico-financeira de um Sistema Nacional Público capaz de suprir efetivamente a lacuna hoje existente entre o SUS constitucional e o SUS real. A reorganização e a regulação do sistema de saúde compõem outro desafio, o de enfrentar a relação histórica de parasitismo, em vários níveis, do setor dito "suplementar" sobre o SUS.

Serviço

Debate aborda Desafios da sustentabilidade do SUS
Data: 18/6
Horário: 14h às 17h
Local: auditório da Escola Politécnica da Fiocruz
Avenida Brasil 4.365 - Manguinhos, Rio de Janeiro

Voltar ao topoVoltar