20/08/2013
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Ensp/Fiocruz) comemorará seu 59º aniversário em 3 de setembro. Para celebrar, programou a Semana Sergio Arouca, que acontece de 3 a 6 de setembro, nos espaços da Escola, com debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), reforma sanitária, violência, racismo etc.
Com o tema Ensp: pensamento crítico em saúde - A reforma sanitária em questão, o evento terá quatro dias de atividades. Em mesas-redondas serão debatidos o contexto da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a crise atual do SUS e o papel dos movimentos sociais nas políticas de saúde.
Além disso, rodas de conversas, com a participação dos alunos, abordarão temas como violência e racismo e as últimas medidas do governo diante da crise na saúde. Também haverá uma exposição fotográfica com registros de importantes momentos da luta pela saúde daquele período histórico.
A Semana também marca os 25 anos da Constibuição Brasileira, promulgada em 5 de outubro de 1988. Nela, consta o capítulo acerca da seguridade social: a seção "Da Saúde", que define, em cinco artigos, os preceitos fundamentais para assegurar a saúde. É nesta seção que é definido o dever do Estado em garantir a saúde à população brasileira, com acesso universal aos bens e serviços por meio de um Sistema Único de Saúde (SUS) descentralizado, integral e com participação social.
Semana Sergio Arouca
Data: 3 a 6/9
Programação
Local: Ensp
Rua Leopoldo Bulhões 1.480 - Manguinhos, Rio de Janeiro
Saiba mais.