Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Curso de vigilância do óbito materno infantil e fetal tem inscrições abertas


16/01/2014

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

Estão abertas as inscrições para o "Curso de atualização em vigilância do óbito materno infantil e fetal e atuação em Comitês de Mortalidade no contexto do município", oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) na modalidade a distância. Os candidatos devem se inscrever até o dia 24 de janeiro, exclusivamente via internet, preenchendo a ficha de inscrição.

Este curso tem como objetivo qualificar profissionais de saúde para desenvolver a vigilância do óbito materno, infantil e fetal e atuar em conjunto com os comitês de mortalidade, a fim de propor medidas de intervenção em diferentes contextos sociais por meio da articulação das experiências práticas com os conhecimentos atualizados e a contextualização política.
 
Seu público alvo são, obrigatoriamente, alunos egressos do curso de atualização em vigilância do óbito materno infantil e fetal, e atuação em Comitês de Mortalidade que possuam formação de nível médio ou superior e experiência de atuação, há pelo menos um ano, em Vigilância Epidemiológica/Vigilância em Saúde, em Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), em Comitê de Análise de Óbitos Hospitalar ou na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), nas áreas técnicas da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. 
 
Ao todo estão disponíveis 300 vagas. O curso é composto de uma Unidade de Aprendizagem Análise da situação de saúde, vigilância do óbito e atuação em comitês como instrumentos para promover a melhoraria na qualidade da assistência à saúde e sua carga horária total é de 60 horas. 
 
O curso foi desenvolvido em parceria com o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e o apoio da Área Técnica de Saúde da Mulher do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (ATSM/Dapes/SAS/MS) e Departamento de Análise de Situação de Saúde da Coordenação Geral de Informações e Análises Epidemiológicas da Coordenação Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (Dasis/CGIAE/SVS/MS). 
 
Além de efetuar sua inscrição pela internet, o candidato também deverá enviar, via correios, toda a documentação comprobatória exigida no edital. 

Acesse o edital de seleção de alunos; a primeira e a segunda retificações do edital.

Leia mais no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar