Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cultura na Fiocruz: peças, exposições e outros eventos integram programação


08/07/2013

Compartilhar:

A Fiocruz promove uma série de atividades culturais gratuitas e abertas à população. São peças de teatro, exposições e seminários que acontecem na sede da Fundação, em Manguinhos, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Exposições

No Museu da Vida, a exposição Floresta dos Sentidos leva os visitantes a percorrer um cenário de floresta, onde é preciso estar de olhos bem abertos, manter os ouvidos atentos e os sentidos a postos para explorar plantas e animais, num ambiente especialmente desenhado para os pequenos curiosos. A mostra está na sala de exposições do museu.

No Castelo Mourisco, a exposição Corpo, saúde e ciência: o Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz apresenta partes importantes do patrimônio da ciência e da saúde brasileiros. São desenhos anatômicos, fotos, documentos e instrumentos médicos raros usados em exames e tratamentos, além de vacinas antigas, reunidos desde o início do século 20.

Outra mostra acontece em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Em Evolução e natureza tropical, os visitantes podem seguir os caminhos percorridos pelos naturalistas britânicos Charles Darwin e Alfred Wallace até a formulação da teoria da evolução.

Ainda em Caxias, a exposição Elementar - a química que faz o mundo, segue em cartaz até o dia 31 de agosto. Por meio de atividades interativas, oficinas, painéis e brincadeiras que usam os conceitos da química, a mostra aborda o uso da ciência no cotidiano.

Teatro

A peça infantil Aprendiz de Feiticeiro, de Maria Clara Machado, retrata as confusões armadas em um laboratório high-tech na roça. O espetáculo está cartaz na Tenda da Ciência do Museu da Vida.

Para conhecer mais os episódios da história da ciência, a peça Aventuras no Castelo leva os visitantes a um passeio por diferentes espaços do Castelo da Fiocruz e mostra detalhes da arquitetura e da história desse patrimônio cultural.

Outra atração é a sátira sobre as mudanças climáticas e o aquecimento global apresentada na peça Aquecimento esclarecido, do grupo português Causa Associação Cultural, em sua primeira passagem pelo Rio de Janeiro, no dia 15 deste mês.

Debate

Para os interessados em debater propostas educacionais dos museus, o seminário Dois museus, uma proposta metodológica – Trilhas Educativas no Mast e no Museu Nacional acontece na próxima segunda-feira (8/7), na sala de aula do Museu da Vida, às 9h30.

Serviço

Aventuras no Castelo

Visitação: até 20/7, sempre de terça a sexta, às 11h e às 13h30; aos sábados às 11h (retirada de senha a partir das 10h)
Local: Castelo Mourisco
Avenida Brasil 4.365 - Manguinhos, Rio de Janeiro

Aprendiz de Feiticeiro 
Visitação: apresentações semanais e todo primeiro sábado do mês, às 14h
Local: Tenda da Ciência do Museu da Vida

Aquecimento esclarecido 
Data: 15/7
Horário: 14h
Local: Tenda da Ciência

Floresta dos Sentidos
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 16h30, mediante agendamento. No sábado, visitação livre, das 10h às 16h
Local: Sala de Exposições do Museu da Vida

Evolução e natureza tropical 
Visitação: até dezembro,  de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h
Local: Museu Ciência e Vida
Rua Ailton Costa s/n - Jardim 25 de agosto, Caxias

Anatomia, corpo e saúde
Visitação: até 28/9, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30 (com agendamento prévio, pelo telefone 21 2590 6747); aos sábados, das 10h às 16h (visitação livre)
Local: Castelo Mourisco

Elementar - a química que faz o mundo
Visitação: até 31/8, de terça a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h
Local: Museu Ciência e Vida

Seminário Dois museus, uma proposta metodológica – Trilhas educativas no Mast e no Museu Nacional 
Data: 8/7
Horário: 9h30
Local: Sala de aula do Museu da Vida

Voltar ao topoVoltar