Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

CST lança terceiro guia de Ergonomia em evento on-line


09/06/2022

Ascom/Cogepe

Compartilhar:

Na última terça-feira (7/6), a equipe de ergonomia do Núcleo de Ambiências e Ergonomia (NAE/CST) – composta por Aline de Azambuja, Luciana Oliveira, Renata Mendes, Simone Ricart e Suzana Motta – lançou o terceiro volume do Guia de Ergonomia em live transmitida pelo YouTube da Cogepe. O novo material é dedicado aos trabalhadores responsáveis pela elaboração de layout ou estrutura dos ambientes, aos pesquisadores e usuários dos postos de trabalho dos ambientes de laboratório e faz parte do Programa Fiocruz Saudável.

Suzana Motta foi a mediadora do evento, que contou com a participação da coordenadora da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe), Marisa Augusta, na abertura da atividade. Em sua fala, Marisa explicou a importância de apresentar o documento para toda a comunidade Fiocruz, especialmente por se tratar de uma iniciativa voltada à promoção saúde do trabalhador e à prevenção dos riscos e agravos do trabalho, enfatizando a qualidade e relevância do trabalho realizado pela equipe. 

20 anos de ergonomia na Fiocruz 

Renata Mendes lembrou que as ações de ergonomia na Fiocruz ocorrem há 20 anos, na CST, e destacou não haver ocasião melhor do que o lançamento do terceiro guia para celebrar o marco de duas décadas. A servidora explicou que a prática da ergonomia na instituição vem se desenvolvendo a partir da análise da intervenção nos processos de trabalho e, também, por meio da compreensão das reverberações sobre a saúde do trabalhador. Renata falou sobre a ideia de criação dessa série de guias de ergonomia, ainda em 2014, com o intuito de orientar os processos de compras, trabalhadores e usuários dos mobiliários e que todas as versões foram construídas e validadas pelos trabalhadores, a quem se destinam os materiais.  

A apresentação do terceiro Guia de Ergonomia foi realizada pela servidora Aline de Azambuja que explicou o conceito de Ergonomia de forma integral, para além da aquisição de mobiliário. Aline apresentou os principais tópicos do guia e detalhou alguns pontos principais, como as diferenças entre trabalho em pé e trabalho sentado. A servidora fechou a apresentação informando que em breve será lançado o Guia 4, que será direcionado a compras de mobiliário de laboratório, e anunciou uma revisão do primeiro guia. A interação com o público que assistiu ao lançamento pela Internet ficou por conta de Simone Ricart, que monitorou comentários e perguntas realizadas durante o evento e participou da rodada final de debates com as colegas e demais trabalhadores.

Oficina ajudou a validar o material antes do lançamento

O guia foi lançado após uma oficina de pré-lançamento, realizada no início de maio deste ano, na Unadig, e contou com a participação de trabalhadoras e trabalhadores de diferentes unidades que contribuíram com as discussões e auxiliaram na elaboração do guia. Alguns dos depoimentos e relatos feitos na ocasião foram expressos em um vídeo com duração de cerca de 3 minutos, exibido durante a live de lançamento. A equipe de ergonomia do NAE disponibilizou o e-mail institucional: ergonomia@fiocruz.br para novos contatos e envio de dúvidas específicas. A íntegra da live e o novo guia estão disponíveis nos links abaixo.

Serviço:

Clique aqui e assista à live completa 

Clique aqui e acesse ao Guia de Ergonomia – volume 3 no repositório institucional Arca 

Voltar ao topoVoltar