Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cris/Fiocruz promove seminário em dupla jornada sobre Agenda da Saúde Global (9/6)


08/06/2021

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

A recente Declaração de Roma, fruto da Cúpula de Saúde Global em maio, tratados sobre pandemia, a flexibilização das patentes e suas implicações, entre outros temas, serão abordados, nesta quarta-feira (9/6), nos Seminários Avançados do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz). Desta vez, o evento apresenta dupla jornada: uma pela manhã, de 10h às 12h, e outra no início da tarde, de 14h às 16h, ambas com transmissões em português, inglês e espanhol.

Com uma ampla gama de temas, o webinário Agenda da Saúde Global 2021 tem sua primeira parte mediada por Paulo Buss, coordenador do Cris/Fiocruz e presidente da Aliança Latino -Americana de Saúde Global (Alasag). O pesquisador do Cris/Fiocruz e Professor da Georgetown University, Guto Galvão, falará sobre a Assembleia Mundial da Saúde, realizada no final de maio, e a Agenda da Saúde Global. Ilona Kickbusch, professora do Instituto de Pós-graduação em Estudos Internacionais e Desenvolvimento, de Genebra, abordará as relações entre o G20 (grupo dos países mais desenvolvidos), a Declaração de Roma e a Agenda da Saúde Global. 

Lawrence Gostin, professor da Faculdade de Direto da Universidade de Georgetown (EUA), fará um balanço do enfrentamento global da pandemia e os tratados internacionais. Por sua vez, Nicoletta Dentico, co-presidente do Geneva Global Health Hub (G2H2) falará sobre a Visão da Sociedade Civil Global na Agenda da Saúde.

A segunda parte, à tarde, será mediada da por Santiago Alcazar, pesquisador do Cris/Fiocruz, e terá entre os palestrantes Akira Homma, pesquisador emérito da Fiocruz e assessor sênior do Institutio de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), que tratará sobre a Produção Local de Vacinas: Um Desafio Global. A questão da Equidade na Agenda Global da Organização Mundial de Saúde será o tema de Kumanam Rasanathan, chefe da Unidade de Equidade e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Claudia Chamas, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), discutirá a Flexibilização de Patentes, enquanto Luis Eugênio Souza, presidente-eleito da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA), tratará da Equidade Sustentável em Saúde e na Pandemia.

Acompanhe o seminário:

Manhã

Português: https://youtu.be/cSFm2VivIaI

Inglês: https://youtu.be/r-RSOJWxGQs 

Espanhol: https://youtu.be/_Tav-lIGTtk 

Tarde

Português: https://youtu.be/eJ-xRrF-4os 

Inglês: https://youtu.be/IMqpoLKb8bc 

Espanhol: https://youtu.be/VQbSZyfTJjA

Voltar ao topoVoltar