Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Creche Fiocruz se prepara para retorno presencial de atividades


11/02/2021

Ascom/Cogepe

Compartilhar:

A Creche Fiocruz já tem data para o retorno gradual das atividades presenciais: 22 de fevereiro, segunda-feira, no campus e no IFF. Os primeiros segmentos a serem atendidos serão o primeiro ano pré-escolar e o maternal III na unidade campus e o grupamento III (fases 1 e 2) na unidade do IFF. A cada 15 dias a equipe da Creche fará avaliação dos protocolos implementados, podendo ampliar, reduzir ou suspender o funcionamento a partir do desenvolvimento das atividades com o primeiro grupo de crianças.

Para as crianças dos segmentos de primeiro ano pré-escolar e maternal III, a creche oferecerá cinco atividades semanais nesta fase inicial de retorno, sendo duas presenciais e três remotas para cada grupo. As atividades presenciais ocorrerão em dois dias da semana em horário integral, mas ao longo da primeira semana, os pais ou responsáveis poderão buscar as crianças no horário de meio período, como uma readaptação. Cada grupo, com no máximo sete crianças, terá dois profissionais de referência diretamente com eles.

Medidas de proteção contra a Covid-19

Os grupos de crianças acessarão as dependências das creches em horários determinados para evitar aglomerações. Na entrada haverá orientação de uso do álcool nas mãos para que as famílias troquem os sapatos das crianças e retirem as máscaras delas. Não será obrigatório o uso do acessório pelas crianças no interior da creche, mas recomenda-se que as maiores de dois anos usem máscara no percurso externo até a creche. As crianças serão conduzidas no espaço interno com trabalhador da creche para lavagem das mãos antes do início das atividades. A família deverá enviar diariamente máscara limpa para ser colocada na criança no horário de saída.

Caso seja detectado algum caso de Covid-19 em algum grupo, este entrará automaticamente em quarentena por dez dias. Crianças ou trabalhadores que apresentarem sintomas compatíveis com Covid-19 não poderão frequentar a creche, retornando apenas 14 dias depois ou três dias após o desaparecimento dos sintomas, o que for mais longo. Caso a criança ou trabalhador resida com pessoas que apresentem sintomas, só poderá frequentar a creche 14 dias depois da notificação.

Os adultos, caso apresentem sintomas, serão testados conforme previsto no Plano de Convivência da Fiocruz. Todo caso suspeito, no grupo de crianças, será encaminhado para uma sala específica com um trabalhador da creche até a chegada do responsável, que deverá ser o mais breve possível.

Por fim, cabe ressaltar que a Creche Fiocruz tem mantido contato permanente com os responsáveis das crianças para reforço das orientações gerais de saúde e segurança de seu protocolo.

Voltar ao topoVoltar