Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

CPqGM promove curso de capacitação no uso de animais em pesquisas


25/05/2006

Compartilhar:

CPqGM promove curso de capacitação no uso de animais em pesquisas

O Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz, unidade da Fiocruz na Bahia, será a sede do Curso Internacional de Ciência em Animais de Laboratório Categoria C da Felasa (Federação Européia das Associações de Ciência em Animais de Laboratório). São 30 vagas disponíveis, com carga horária de 80 horas de aulas teóricas e práticas em inglês com palestrantes da Universidade de Utrecht (Holanda) e Karolinska Institut (Suécia), além de instituições brasileiras.  As inscrições podem ser feitas com preço promocional até o dia 1° de junho no sítio do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (Cobea). Confira o endereço da Cobea na página do CPqGM.

Ao final do curso, os participantes que forem bem sucedidos nos exames receberão certificado de extensão reconhecido pelo Cobea em parceria com a Universidade de Utrecht. Médicos, biólogos, veterinários e pesquisadores envolvidos em estudos com animais podem participar do curso, que visa preparar profissionais no uso apropriado de animais em experimentos científicos. Dentre os assuntos, estão a biologia e manejo de animais de laboratório, aspectos de microbiologia e patologias, riscos à saúde e práticas de segurança em biotérios, desenho e condução de experimentos, anestesia, analgesia e aspectos éticos e legais no uso de animais e suas alternativas.

O curso acontece no período de 26 de junho a 7 de julho. A atividade, realizada pela primeira vez em Salvador, é promovida pela Cobea como uma forma de estabelecer no Brasil um treinamento internacional de alto padrão no uso e cuidado de animais em experimentação.

 

Voltar ao topoVoltar